! Gradiente, TVA e Band se unem para transmitir jogos da Copa em alta definição - 26/04/2006 - Valor Online
UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA


Últimas Notícias


26/04/2006 - 18h45
Gradiente, TVA e Band se unem para transmitir jogos da Copa em alta definição

SÃO PAULO - Uma vez que o ministro das Comunicações, Hélio Costa, já admitiu que será impossível que o Brasil tenha transmissão dos Jogos da 18ª Copa do Mundo no formato digital - vontade expressa pelo presidente da República no passado - as companhias Gradiente, TVA e BandSports decidiram se unir para levar a transmissão em alta definição pelo menos a uma parcela da população.

A BandSports, canal fechado de programação esportiva do grupo Bandeirantes, obteve os direitos de transmissão dos 64 jogos da Copa no formato de alta definição. Como o canal é transmitido pela TVA, as duas empresas acertaram uma parceria com a Gradiente, que vai incluir na oferta um modelo de TV de plasma de 42 polegadas com alta definição incluída e o primeiro decodificador digital do mercado brasileiro.

Os direitos de transmissão em TV aberta, portanto sem alta definição, são da Rede Globo de Televisão. O canal SporTV, da Globosat, também irá transmitir os jogos no formato padrão de definição para assinantes da Net e da Sky.

O serviço digital da TVA só está disponível na capital paulista, o que restringe a opção a essa localidade. Dos cerca de 240 mil assinantes da operadora na cidade de São Paulo, cerca de 65 mil tem o pacote no formato digital, vendido desde o ano passado.

Por isso, Leila Loria, diretora superintendente da TVA, estima que, até a Copa do Mundo, "mais de 10%" desses 65 mil migrem para a alta definição, o que envolve a compra da TV da Gradiente por R$ 9.999 em oferta que garante o acesso gratuito ao decodificador. "Não há melhor momento para esse lançamento que a Copa do Mundo", ressaltou.

Os executivos das três companhias explicaram que uma TV de plasma "pronta para a alta definição" transmite as imagens em cerca de 480 linhas de resolução. O modelo já em alta definição permite a transmissão em 720 linhas e, com o decodificador, a TVA poderá transmitir os jogos da Copa nas mesmas 1080 linhas de resolução em que os jogos serão transmitidos pelos organizadores na Alemanha.

Segundo Eugenio Staub Filho, vice-presidente da Gradiente, "hoje o consumidor se frustra ao comprar uma TV de plasma" porque, segundo ele, nenhuma já tem o recurso da alta definição instalado. Algumas são, segundo ele, "prontas para a alta definição".

Como o padrão de transmissão de TV digital ainda não foi definido no Brasil, a televisão da Gradiente precisa do decodificador para transmitir os jogos no formato digital. Os aparelhos estão sendo fabricados por uma companhia asiática, cujo nome não foi revelado, a pedido da Gradiente e com as especificações da TVA. "Mais para a frente iremos estudar a fabricação local", disse Staub.

Segundo ele, está nos planos da Gradiente ter decodificadores para outras parcerias, assim como produzir um modelo para a chegada da TV digital aberta, após a definição do padrão pelo governo.

Por isso, esse primeiro modelo de decodificador só será vendido pela central de atendimento da TVA, que também começa a vender hoje o pacote que inclui a TV de 42 polegadas, o decodificador e seis meses de programação. O cliente que já tiver uma TV de plasma poderá comprar apenas o decodificador, através da central da TVA, por R$ 1.699.

Depois da Copa, a TVA pretende licenciar outros conteúdos em alta definição. Segundo Leila, a companhia já está em negociações com canais como Discovery e MTV e com o próprio Grupo Bandeirantes, que prepara outros conteúdos nesse formato, como shows, por exemplo.

(Taís Fuoco | Valor Online)