! Para Lula, ferrovia Transnordestina permitirá que Nordeste se torne uma região rica - 06/06/2006 - Valor Online
UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA


Últimas Notícias


06/06/2006 - 15h26
Para Lula, ferrovia Transnordestina permitirá que Nordeste se torne uma região rica

BRASÍLIA - Na cerimônia que marcou a retomada da construção da Ferrovia Nova Transnordestina, em Missão Velha (CE), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o projeto é a "redenção" do Nordeste. "Estamos fazendo essa ferrovia para que o Nordeste brasileiro deixe de ser a eterna região pobre do país e passe a ser uma região rica, desenvolvida, capaz de gerar empregos e oportunidades que a sociedade brasileira precisa", disse Lula.

As obras começaram em 1990 e pararam dois anos depois por falta de recursos. A ferrovia, com cerca de 1,8 mil quilômetros, vai ligar o sudeste do Piauí, o sul do Maranhão e o oeste da Bahia aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE), facilitando o escoamento da produção de grãos e algodão. De acordo com informações do Palácio do Planalto, 646 quilômetros serão construídos e outros 1.150 quilômetros serão recuperados da atual ferrovia. O primeiro trecho da construção tem 110 quilômetros e vai de Missão Velha (CE) a Salgueiro (PE).

A previsão é de que a Transnordestina esteja concluída em 2010. Durante a construção, segundo o Ministério da Integração Nacional, devem ser gerados 70 mil empregos diretos e indiretos. O presidente inaugura ainda hoje (6) uma estação de piscicultura em Nova Jaguaribara (CE).

(Agência Brasil)