! Iberia cancela mais de 200 vôos no primeiro dia de greve de pilotos - 10/07/2006 - Valor Online
UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA


Últimas Notícias


10/07/2006 - 12h41
Iberia cancela mais de 200 vôos no primeiro dia de greve de pilotos

SÃO PAULO - A greve dos pilotos da espanhola Iberia iniciada hoje provocou o cancelamento de ao menos 240 vôos da companhia nesta segunda-feira. A paralisação deve prolongar-se até o próximo domingo, o que deve afetar mais de 200 mil passageiros e resultar em uma perda estimada de 35 milhões de euros.


O cruzamento de braços foi convocado pelo sindicato dos pilotos Sepla, que quer que a Iberia assegure "por escrito" a manutenção dos postos de trabalho depois da criação da Catair, empresa aérea de baixo custo que deverá começar a operar em outubro e na qual a Iberia terá inicialmente 20% de participação.


Os serviços mínimos determinados pelo governo garantem todos os vôos nacionais com as Ilhas Canárias e Baleares e todos os vôos para África e Oriente Médio bem como a maioria dos vôos de longa distância, cerca da metade dos europeus e peninsulares e mais de 70% dos vôos da ponte aérea entre Madri e Barcelona.


Os clientes da Iberia afetados pela paralisação podem dirigir-se a um posto da empresa ou à agência em que compraram a passagem para serem informados das alternativas. A companhia devolverá o pagamento do bilhete ou possibilitará a mudança de data dos passageiros com viagem marcada entre 10 e 16 de julho. A devolução do dinheiro ou a transferência da viagem poderá ser feita até 31 deste mês.


Nesta tarde, representantes do Sepla e da Iberia tem reunião marcada para tentar encontrar uma solução para a greve iniciada hoje.


(Juliana Cardoso | Valor Online, com agências espanholas)