! Varig antiga planeja ampliar vôos da Nordeste ainda neste ano - 15/08/2006 - Valor Online
UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA


Últimas Notícias


15/08/2006 - 18h28
Varig antiga planeja ampliar vôos da Nordeste ainda neste ano

RIO - A Varig antiga, parte da empresa que ficou sob recuperação judicial, planeja ampliar os vôos da empresa Nordeste ainda este ano, segundo o presidente da companhia, Marcelo Bottini. Dessa forma, a Varig antiga pode gerar um maior fluxo de caixa para honrar o pagamento de uma dívida de R$ 7 bilhões a credores como funcionários, empresas de leasing e estatais como Infraero e BR, além do fundo de pensão Aerus.

O plano de recuperação judicial aprovado antes da venda da parte operacional da empresa à VarigLog previa que a Nordeste voaria com apenas uma aeronave na rota Congonhas-Porto Seguro-Congonhas.

"A idéia é aumentar sim, mas passo a passo, porque a empresa vai precisar de aeronaves. Vai ser ampliado ainda este ano", disse Bottini, acrescentando que a Varig antiga deve passar a ter apenas entre 120 e 130 funcionários. O executivo disse que os destinos devem corresponder aos que a empresa operava anteriormente, de Salvador para vários pontos da região Nordeste, além de Fernando de Noronha.

Bottini deve perder o cargo a partir de amanhã, quando os credores da empresa vão escolher o gestor judicial entre três candidatos. "Do tamanho que vai ficar a empresa, não cabe ter presidente e gestor judicial, até porque isso tem custo", afirmou.

Os candidatos a gestor são o diretor de vendas da Varig Carlos Muzzio, o funcionário Ivan Garcia e o ex-vice-presidente técnico-operacional da companhia, Miguel Dau.

(Ana Paula Grabois/Valor Online)