! Motorola quer disputar mercado de conversores para TV digital no Brasil - 22/08/2006 - Valor Online
UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA


Últimas Notícias


22/08/2006 - 17h24
Motorola quer disputar mercado de conversores para TV digital no Brasil

SÃO PAULO - A Motorola pretende disputar o fornecimento de conversores (set top boxes) para a TV digital no Brasil, equipamentos que serão usados na transição do modelo analógico para o digital, prevista para durar cerca de dez anos. A companhia vende no país decodificadores para TV a cabo, mas eles não são produzidos localmente.

Segundo o presidente da subsidiária brasileira, Enrique Ussher, a companhia "evidentemente gostaria que os decodificadores fossem incluídos entre os beneficiados da Lei de Informática, mas, se isso não acontecer, a empresa vai avaliar formas de participar desse mercado".

A fabricante defende a inclusão do set top box na Lei de Informática porque, dessa forma, ele teria direito a benefícios fiscais para a produção local, assim como acontece com microcomputadores e celulares. Sem a inclusão desse item na Lei, entretanto, os benefícios ficam restritos à Zona Franca de Manaus.

Outros fabricantes de fora da região da Zona Franca defendem a inclusão do produto nos beneficiados da Lei de Informática, já que defendem que, para abrigar funções como acesso à internet e gravação de programação, o set top box será "quase um computador".

Empresas como a Phihong, de Santa Rita de Sapucaí (MG), e Intelbras, de Santa Catarina, também gostariam de fabricar o equipamento mesmo fora da Zona Franca. Mas afirmam que, sem benefícios fiscais, não terão como competir com os fabricados em Manaus. A fábrica da Motorola, implantada há 10 anos, fica em Jaguariúna (SP).

(Taís Fuoco | Valor Online)