! TAM anuncia primeira oferta de debêntures de companhias aéreas no Brasil - 13/09/2006 - Valor Online
UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA


Últimas Notícias


13/09/2006 - 18h52
TAM anuncia primeira oferta de debêntures de companhias aéreas no Brasil

SÃO PAULO - A TAM Linhas Aéreas anunciou hoje o início de sua distribuição pública de debêntures, no valor de R$ 500 milhões, com prazo de vencimento de seis anos. Estão sendo ofertadas 50 mil debêntures simples, não conversíveis em ações. Trata-se da primeira emissão no âmbito do programa de distribuição pública de debêntures companhia aérea, que prevê emissões de até R$ 1 bilhão.

Além disso, a oferta de debêntures da TAM é a primeira realizada por companhias aéreas no Brasil. Os recursos oriundos da operação devem ser utilizados no financiamento de peças de reposição e manutenção de motores das atuais aeronaves e das novas que integrarão a frota da empresa. A expectativa da TAM é fechar 2006 com, no mínimo, 96 aeronaves (hoje são 89) e chegar a 127 até 2010.

A operação está sendo liderada pelo Bradesco, tendo como coordenadores o Itaú BBA e o Unibanco, que efetuarão a operação sob o regime de garantia firme. Os títulos renderão juros correspondentes a 104,5% da taxa média do DI (Depósito Interfinanceiro). A remuneração foi definida em procedimento de bookbuilding, pelo qual as instituições financeiras formam a taxa de retorno baseadas em um leilão com os investidores interessados.

Também está prevista a opção de distribuição de lote suplementar de até 15% das debêntures inicialmente ofertadas. De acordo com a demanda, a quantidade poderá ser aumentada em até 20%.

(Valor Online)