! EUA relaxam segurança em aviões e passageiros já podem embarcar com líquidos - 25/09/2006 - Valor Online
UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA


Últimas Notícias


25/09/2006 - 15h21
EUA relaxam segurança em aviões e passageiros já podem embarcar com líquidos

SÃO PAULO - Os passageiros aéreos dos Estados Unidos voltarão a poder embarcar em aviões carregando líquidos, desde que tenham sido comprados em locais específicos dentro dos aeroportos. Essa é mais uma medida do Departamento de Segurança Interna para relaxar as duras regras de segurança adotadas após a descoberta de um plano terrorista para explodir aviões em pleno vôo.

Os passageiros também poderão carregar um número limitado de produtos de toalete de tamanhos reduzidos, segundo o departamento. Líquidos e pastas, como xampu e creme dental estavam proibidos desde o dia 10 de agosto, quando autoridades londrinas anunciaram a descoberta do plano terrorista.

Agora, após consultas entre as forças de segurança dos EUA e do Reino Unido, foi decidido que não é mais necessário um banimento total de líquidos e pastas.

A medida é bem-vinda pelas companhias aéreas, que enfrentam dificuldades para atender as exigências de segurança e, ainda assim, manter seus vôos no horário sem incomodar demais os passageiros. Na semana passada, o governo do Reino Unido disse que voltaria a permitir o transporte de instrumentos musicais nas cabines de passageiros e aumentar o tamanho das bagagens de mão.

(Valor Online, com agências internacionais)