UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

06/10/2006 - 15h03

Vendas de jato executivo de grande porte devem exceder expectativas da Embraer, diz Botelho

SÃO PAULO - O presidente da Embraer, Maurício Botelho, disse hoje que a demanda pelo jato executivo de grande porte Lineage deve superar as expectativas da companhia. Afirmou, ainda, que o segmento de aviões executivos está desempenhando papel fundamental para os resultados da Embraer.

Segundo Botelho, a previsão inicial era de uma demanda de 3 unidades por ano do Lineage, que é montado sob a plataforma do EMB 190. Mas, até setembro, a empresa já havia entregue esses três aviões e, até o final do ano, espera entregar ainda mais outros cinco.

No caso da família Phenom de jatos executivos, já são mais de 300 pedidos firmes, segundo Botelho. O projeto dos Phenom é o mais novo da Embraer, que deve entregar as primeiras unidades em 2008. Segundo o presidente da empresa, após o início das entregas, no segundo semestre de 2008, a produção deve ser constantemente acelerada até um ritmo esperado de 17 unidades por mês em 2009.

Além disso, durante a teleconferência com a imprensa na qual deu essas declarações, Botelho também comentou o volume relativamente menor de pedidos entre os modelos EMB 190 e 195. De acordo com a Embraer, há 257 pedidos firmes em carteira do primeiro avião contra 40 do segundo.

Segundo ele, essa diferença se explica principalmente pela estratégia de utilização das próprias companhias clientes.

"Escolher entre um e outro é fazer uma escolha entre desempenho e capacidade. O primeiro tem melhor desempenho, o segundo, maior capacidade", disse. Essa diferença, portanto, seria levada em conta pelas companhias na hora de adquirir as aeronaves e, assim, atender suas principais necessidades.

(José Sergio Osse | Valor Online)

Shopping UOL