UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

09/10/2006 - 15h06

Virgin Atlantic deve cobrar multa de 20 milhões de libras da Airbus por atraso na entrega do A380

SÃO PAULO - A companhia aérea britânica Virgin Atlantic anunciou que pedirá mais de 20 milhões de libras em compensações da Airbus pelo atraso na entrega dos seis superjumbos A380 que encomendou. Na semana passada, a EADS, controladora da Airbus, anunciou novo atraso na produção do modelo, agora dois anos atrás do cronograma original.

O conselho de administração da companhia aérea deve se reunir na sexta-feira para discutir suas opções a respeito dos aviões. Na semana passada, a empresa já havia anunciado que o atraso afetaria seriamente seus planos estratégicos.

A Virgin, controlada pelo bilionário inglês Sir Richard Branson, havia comprado seis unidades do avião para atender suas rotas mais movimentadas, como a que liga Londres a Nova York.

O ambicioso programa do A380, que quando entrar em operação será o maior avião de passageiros do mundo, sofre com problemas de projeto e falta de treinamento dos funcionários da linha de montagem. A complexidade da aeronave, que terá capacidade para transportar mais de 800 pessoas, se mostrou um obstáculo maior que o esperado pela Airbus e causou os atrasos do programa.

A primeira aeronave A380 será entregue apenas em outubro do ano que vem à Singapore Airlines. Até duas semanas atrás, a previsão era entregar esse avião no final deste mês.

(José Sergio Osse | Valor Online, com agências internacionais)

Shopping UOL