UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

10/10/2006 - 18h49

Varig registra forte recuperação em indicadores de eficiência da Anac

SÃO PAULO - A Varig apontou melhora significativa no índice de eficiência operacional apurado em setembro pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Dados divulgados hoje pela agência reguladora mostram que o índice de eficiência da companhia em rotas domésticas subiu de 15% em agosto, para 75% em setembro. Em vôos internacionais, esse indicador saltou de 7% para 44%.

Apesar da melhora, o indicador, formado pela performance das aéreas em regularidade e pontuação, continua sendo liderado pelas concorrentes Gol e TAM, que conquistaram, respectivamente, 90% e 88% de eficiência em rotas nacionais. Nos trechos internacionais, o percentual foi de 94% para a TAM e de 90% para a Gol.

No quesito regularidade doméstica, o desempenho da Varig passou de 15% em agosto para 82% em setembro, não muito distante da Gol, que liderou o índice, com 92% de regularidade, e da TAM, aparece logo atrás com 91%.

Em viagens internacionais, a regularidade da TAM atingiu 99% e a da Gol chegou a 93%. Para a Varig, esse percentual foi de 74% no mês passado, bem acima do que os 8% contabilizados no mês imediatamente anterior.

Levando em consideração apenas a pontualidade, a Gol foi a companhia com melhor atuação, tanto em rotas locais (98%), quanto internacionais (97%). A TAM, melhorou a pontualidade doméstica, que passou de 96% para 97%, mas registrou baixa de um ponto percentual em vôos internacionais, para 95%.

A Varig manteve alta a pontualidade nos trechos domésticos, de 92% em setembro, mas demonstrou baixa expressiva nas rotas internacionais, onde o índice baixou de 83% para 60%.

(Valor Online)

Shopping UOL