UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

19/10/2006 - 09h19

Embraer vende 24 jatos Phenom 100 à operadora espanhola Wondair

SÃO PAULO - A Embraer recebeu ontem uma ordem de compra de 24 unidades do jato executivo Phenom 100 da operadora espanhola de vôos privados Wondair. Além disso, ainda foi fechado um acordo de opção para mais 12 unidades do avião.

O valor total da venda, a preço de tabela, é de US$ 70 milhões. Caso as opções sejam todas convertidas em pedidos firmes, o contrato pode chegar a US$ 105 milhões.

As entregas da aeronave estão programadas para acontecer a partir do segundo semestre de 2009. Atualmente em desenvolvimento, o Phenom 100 deve receber certificação de vôo em meados de 2008, de acordo com a Embraer.

O modelo vendido para a Wondair é um dos mais novos projetos da fabricante brasileira, que decidiu investir pesado no segmento de aviação executiva e particular. Ele foi projetado principalmente com o objetivo de operar como táxi aéreo. Por conta disso, foi desenvolvido para operar mais vezes e por períodos mais longos.

"Embora tenhamos analisado muitas outras aeronaves, a escolha inteligente foi o Phenom 100. O jato é idealmente apropriado para as operações que estamos planejando. Ele tem a maior cabine de sua classe, o que significa o melhor conforto para nossos passageiros" disse o executivo-chefe da Wondair, Javier Diez.

Ele completou que "a experiência da Embraer no desenvolvimento de aeronaves confiáveis, projetadas para operações intensas, teve um papel significativo na nossa decisão final".

(José Sergio Osse | Valor Online)

Shopping UOL