UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

27/10/2006 - 11h37

Boeing vende cinco aeronaves 787 Dreamliner à CIT Aerospace

SÃO PAULO - A Boeing anunciou hoje a venda de cinco unidades de seu novo jato 787-8 Dreamliner à CIT Aerospace. A entrega dos aviões começa em 2012, segundo a fabricante norte-americana. O valor da transação não foi divulgado.

Com essa operação, a Boeing amplia a vantagem que tem sobre sua principal concorrente, a européia Airbus, em número de pedidos neste ano. Até setembro, a norte-americana tinha 730 pedidos contra apenas 226 da européia.

O 787 Dreamliner é o modelo que garantiu à Boeing retornar ao topo do mercado mundial de aeronaves comerciais de grande porte. De acordo com a fabricante, ele deve usar 20% menos combustíveis que os jatos médios de longo alcance atualmente em operação, representando uma grande economia para as operadoras.

Além disso, terá capacidade para um volume de carga 45% maior que o de semelhantes atuais. Isso permite mais conforto aos passageiros e lucratividade com carga às operadoras.

Até o momento, a Boeing já recebeu 455 pedidos do 787. Tem, também, o compromisso de uso da aeronave em pelo menos 36 linhas aéreas e empresas de leasing.

O primeiro vôo do avião deve ocorrer em 2007 e sua entrada em serviço está marcada para 2008.

A CIT é uma das maiores empresas mundiais de aluguel e leasing de aviões.

(José Sergio Osse | Valor Online)

Shopping UOL