UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

01/11/2006 - 16h21

Atrasos nos aeroportos devem ser resolvidos no curto prazo, diz presidente da TAM

SÃO PAULO - A onda de atrasos nos aeroportos brasileiros deverá ser solucionada "no curto prazo", disse hoje o presidente da TAM Linhas Aéreas, Marco Antonio Bologna. Segundo ele, o governo federal e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estão bastante sensibilizados com a questão e devem resolver o problema em pouco tempo.

Mesmo assim, Bologna admitiu que o feriado de Finados ainda será complicado nos aeroportos. "Deve haver atrasos", afirmou o executivo, que criticou as condições de trabalho a que os controladores de vôo estão submetidos.

"Não há necessidade de recursos adicionais. O que deve haver é uma realocação desses recursos. Essas pessoas (controladores) são muito importantes e desenvolvem um trabalho de extrema seriedade e responsabilidade", criticou Bologna, ao mencionar que as tarifas aeroportuárias - com as quais são pagos os salários dos controladores - estão em dia.

O presidente da TAM lembrou dos problemas vividos nos aeroportos em julho último, quando a Varig, em crise, cancelou uma série de vôos. Ele mencionou o episódio para criticar o fato de os balcões da Varig nos aeroportos ainda não terem sido distribuídos, por decisão da Justiça do Rio de Janeiro.

"Naquela ocasião, tínhamos um problema de infra-estrutura em terra. Neste momento, temos um gargalo no ar", concluiu Bologna.

(Murillo Camarotto | Valor Online)

Shopping UOL