UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

03/11/2006 - 17h57

Aeronáutica forma 80 novos controladores de vôo em São Paulo

BRASÍLIA - Além da contratação de 60 novos controladores de vôo, aprovada na Medida Provisória 329, 80 novos profissionais militares deverão começar a atuar no final deste mês. Há ainda a expectativa de publicação, na segunda-feira (6), do edital do concurso público que viabilizará a contratação de outros 64 controladores de vôo civis.

O Comando da Aeronáutica informou que os 80 novos controladores passaram por um curso de dois anos de duração e estão se formando na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP). Eles poderão atuar em aeroportos de grande movimento e nos quatro Cindactas (Centros Integrados de Defesa e Controle do Tráfego Aéreo) do país. A maior carência de profissionais ocorre no Cindacta em Brasília, segundo a Aeronáutica.

A Medida Provisória 329 teve aplicação imediata: 11 controladores da reserva já foram convocados e passam por um curso de atualização, antes de voltarem à ativa. A duração do curso, de acordo com o Comando da Aeronáutica, é determinada em função do tempo de afastamento e do conhecimento prévio da localidade em que os controladores trabalharão. A maioria dos convocados aposentou-se recentemente.

Já em relação ao concurso que deverá ser autorizado na segunda-feira (6), os aprovados levarão mais tempo para começar a trabalhar. Além do período necessário para a elaboração e realização do concurso, eles terão de passar por um curso com nove meses de duração.

(Agência Brasil)

Shopping UOL