UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

20/11/2006 - 17h52

Percentual de atraso é de quase 40% nos aeroportos brasileiros

BRASÍLIA - Os aeroportos brasileiros registraram hoje (20) muitos atrasos. Balanço parcial divulgado às 16h30 pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) informa que, dos 1.080 vôos programados para esta segunda-feira, 426 tiveram atraso no pouso ou na decolagem. O percentual de atraso é de 39,4% e corresponde a uma espera acima de 45 minutos na rotina de vôo. Atrasos de 15 a 30 minutos são considerados aceitáveis pela Infraero.

No Aeroporto Internacional de Brasília, até as 16 horas, das 84 decolagens programadas, 35 haviam sofrido atrasos. Entretanto, informou a Infraero, o movimento no aeroporto é tranqüilo desde a última sexta-feira (17), e os atrasos nos vôos são devidos ao "efeito cascata" - demora em outros aeroportos, que acaba influindo na chegada à capital federal.

De acordo com a Infraero, os transtornos nos aeroportos não teriam vínculo com a operação padrão de controladores de vôos, mas sim com as fortes chuvas que caíram em São Paulo e com o raio que atingiu im cabo de fibra óptica no Cindacta 2, em Curitiba, atrapalhando o controle do espaço aéreo na Região Sul.

(Agência Brasil)

Shopping UOL