UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

22/11/2006 - 16h06

Mudança de comando do controle do tráfego aéreo deve ser por consenso, diz Waldir Pires

BRASÍLIA - O ministro da Defesa, Waldir Pires, levantou a possibilidade do controle do tráfego aéreo do país ser feito por civil, deixando assim de ser subordinado à Aeronáutica. "Há aspirações para que haja uma mudança para um controle civil, compatibilizando com a defesa do espaço aéreo feito pela Aeronáutica e a unidade desses sistemas (civil e militar)", assinalou o ministro, após a segunda reunião do grupo de trabalho criado pelo governo para propor soluções para os atuais problemas no controle de tráfego aéreo do país.

O grupo, formado por membros do Ministério da Defesa, do Comando da Aeronáutica, do Sindicato das Empresas Aeroviárias e do Sindicato dos Controladores de Vôo, tem 60 dias para buscar uma solução para o sistema de tráfego aéreo.

Para o ministro Waldir Pires, entretanto, é cedo para dizer se haverá troca no sistema de direção do tráfego aéreo civil. "Trabalhamos na linha de que haja um consenso no grupo de trabalho. Se não houver, teremos então uma decisão de Estado, de governo", disse. Segundo o ministro, está se estudando como outros países atuam no sistema de controle aéreo.

(Agência Brasil)

Shopping UOL