UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

31/05/2007 - 17h44

Brasil deve chegar ao grau de investimento em até 3 anos, diz agência de risco

A economia brasileira deve receber o grau de investimento de um a três anos da agência de classificação de risco Standard & Poor`s. "O Brasil hoje tem uma perspectiva positiva e está a um degrau do investment grade. O Brasil está num círculo virtuoso, fazendo o que está fazendo, vai chegar lá. Pode ser de um a três anos", disse a presidente da S&P no Brasil, Regina Nunes.

Para ela, a velocidade do Brasil para atingir a melhor avaliação de risco vai depender não somente de sua situação fiscal ou monetária, mas principalmente da sua capacidade de desburocratizar a economia, diminuindo a ineficiência do Estado, o que deixa o ambiente aos negócios e aos investimentos mais favorável.

"O timing depende do desempenho dos indicadores, do compromisso do governo. Para chegar ao grau de investimento, não existe uma fórmula específica, depende de um conjunto de indicadores. Com a continuidade da tendência de queda da relação dívida/PIB e de sinais para reforçar essa tendência, como mais solidez na economia, melhora nas contas externas, o país pode chegar a grau de investimento", disse a diretora de avaliação de riscos soberanos da S&P e analista especializada em Brasil, Lisa Schineller.

Segundo ela, a questão do tamanho da dívida interna é um fator limitante, mas diz que não é preciso o país ter uma "situação fiscal perfeita" para chegar ao nível de investimento. "É preciso mais sinais de um compromisso para uma tendência de que o nível de gastos vai ser contido no futuro para uma contínua queda da dívida no médio prazo", completou a analista, que participou de um evento sobre o mercado brasileiro de seguros promovido pela S&P.

Segundo a classificação da S&P, o Brasil tem nota "BB+" em moeda estrangeira e "BBB-" na moeda local. Desde 2002, o risco da economia brasileira recebeu sete melhoras de classificação de seu risco soberano da agência.

(Ana Paula Grabois | Valor Online)

Shopping UOL