UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA
ASSINE OS BOLETINS:
DICAS DE PORTUGUÊS,
UOL VESTIBULAR E
UOL LIÇÃO DE CASA


Dicas de Português
Por Thaís Nicoleti de Camargo

ENTRE ou DENTRE?

"Dentre os problemas gerados à natureza e à economia, podemos citar a competição com outras espécies, que pode causar prejuízos na pesca, e a floração de microalgas (popularmente conhecida como maré vermelha)."

O fragmento reproduzido acima foi extraído de texto de divulgação científica relativo à invasão da costa brasileira por espécies marinhas exóticas.

Do ponto de vista gramatical, o que suscita o comentário de hoje é o emprego da palavra "dentre", contração das preposições "de" e "entre". O termo significa o mesmo que a locução "do meio de". Assim: "Dentre a multidão saiu em disparada uma criança", ou seja, "Do meio da multidão saiu em disparada uma criança".

O dicionário "Aurélio" adverte o leitor de que não deve confundir "dentre" com "entre". No trecho selecionado, a idéia do redator era dizer que a competição com outras espécies é um dos problemas existentes, isto é, está entre os problemas ocasionados pela invasão das chamadas "espécies marinhas exóticas".

Estudiosos partidários da tradição gramatical tenderiam a substituir o verbo "gerar" por"causar", "ocasionar", ou "provocar", por exemplo, partindo do fato de que, na origem, esse verbo quer dizer "propagar pela geração" ("gerar filhos", por exemplo). Do ponto de vista da regência, o verbo, pelo menos em tese, admite apenas o objeto direto ("gerar algo").

Ocorre, entretanto, que o uso do termo com o sentido ampliado vem ocupando as páginas da imprensa há bom tempo. A regência acomodou-se àquela do verbo "causar" ("causar algo em alguém ou a alguém"), o sinônimo de espectro mais amplo. Assim: "A notícia gerou pânico em toda a população".

Na reformulação do texto proposta neste espaço, foi corrigido o emprego da preposição ("dentre" por "entre") e sugerida, a título de ilustração, a substituição do verbo "gerar".

Entre os problemas ocasionados à natureza e à economia, podemos citar a competição com outras espécies, que pode causar prejuízos na pesca, e a floração de microalgas (popularmente conhecida como maré vermelha).



Thaís Nicoleti de Camargo é consultora de língua portuguesa do UOL e autora dos livros "Redação Linha a Linha" (Publifolha) e "Uso da Vírgula" (Manole).

E-mail: thais.nicoleti@uol.com.br


PEGADINHAS
mais pegadinhas
Ditado de Palvras