UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA
ASSINE OS BOLETINS:
DICAS DE PORTUGUÊS,
UOL VESTIBULAR E
UOL LIÇÃO DE CASA


Dicas de Português
Por Paulo Ramos

Hífen após o prefixo "não"

"A apresentação do relatório do processo contra o deputado Pedro Corrêa (PP-PE) no Conselho de Ética foi adiada para a próxima semana, devido ao não comparecimento de uma testemunha nesta quarta-feira."

O uso ou não do hífen após a palavra "não" é dúvida das mais freqüentes. Em que situações o hífen deve ser usado?

O problema decorre, provavelmente, do fato de a palavra "não" ser em língua portuguesa um advérbio, ou seja, um termo que modifica formas verbais, e não um prefixo (elemento mórfico que se antepõe a um radical).

Fazer ou não fazer, entrar ou não entrar, conseguir ou não conseguir. A palavra "não" é um advérbio de negação. Sua função é negar uma ação.

Ocorre que, modernamente, se tem empregado o "não" como prefixo, situação em que se deve usar o hífen. O português dispõe de vários prefixos de negação ("in-", "a-", "des-"), que se incorporam aos radicais. O oposto de "real" é "irreal"; o de "contente" é "descontente"; o de "feliz" é "infeliz" e assim por diante. A palavra "não" será um prefixo quando equivaler a um desses prefixos mencionados.

Diante dos substantivos, o "não" sempre será um prefixo, pois o advérbio "não" associa-se a verbos, não a substantivos. Por esse motivo, escrevemos "não-cumprimento", "não-índios", "não-realização" etc.

Diante de adjetivos, a questão é a mesma. Se o "não" equivaler a um prefixo, será ligado ao termo seguinte por meio de hífen. É por isso que o adjetivo "não-perecível", por exemplo, é escrito com hífen. Note que "não-perecível" é o mesmo que "imperecível".

Com os verbos no particípio, é preciso analisar caso a caso. Somente se os verbos estiverem usados como adjetivos caberá o hífen. Assim: "Os corpos não identificados pela polícia não foram liberados". Nessa frase, está claro que "identificados" tem valor de verbo (trata-se de uma voz passiva). Daí a palavra "não" ser um advérbio, não um prefixo.

Numa frase como "Eram países não-alinhados", o particípio tem valor de adjetivo e a palavra "não" funciona como prefixo.

Abaixo, o texto corrigido:

A apresentação do relatório do processo contra o deputado Pedro Corrêa (PP-PE) no Conselho de Ética foi adiada para a próxima semana devido ao não-comparecimento de uma testemunha nesta quarta-feira.



Paulo Ramos é jornalista, professor e consultor de língua portuguesa do Grupo Folha-UOL.

E-mail: peramos@uol.com.br



PEGADINHAS
mais pegadinhas
Ditado de Palvras