UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA



08/02/2006 - 12h10
Confira as médias do Enem por escola e município

Da Redação
Em São Paulo


  • Confira o desempenho das escolas em todo o país

    O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta quarta-feira (8/02) um trabalho inédito com os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) -a média de desempenho, por escola e por município. O resultado deverá servir de indicador para dirigentes escolares, educadores, pais e alunos do ensino médio em todo o país.

    No total, 21.990 escolas compõem o cadastro, 15.974 públicas e 6.016 privadas. A consulta também poderá ser feita por unidade da Federação, por localização da escola (rural ou urbana), por dependência administrativa (particular, federal, estadual ou municipal) e por modalidade de ensino (ensino regular, educação profissionalizante e educação de jovens e adultos).

    Desde a implantação do Enem, em 1998, a procura pelo exame aumentou mais de 1.000%, ultrapassando a marca de 3 milhões de inscritos. Dos cerca de 2,2 milhões que fizeram a prova em 2005, no menor índice de abstenção dos últimos cinco anos, 1,2 milhão concluiu o ensino médio no ano passado e 67% declararam que o principal motivo para realizar a prova era a entrada no ensino superior. O Prouni (Programa Universidade para Todos), que usa os resultados do Enem como critério de seleção para a distribuição de bolsas, e o uso do Enem nos processos seletivos de quase 500 instituições de ensino superior brasileiras, fizeram com que a procura dobrasse entre 2004 e 2005.

    A divulgação dessas médias por escola deve auxiliar professores, diretores e demais dirigentes educacionais na identificação de deficiências e boas práticas escolares.

    "As informações podem funcionar como elemento de mobilização em favor da qualidade de ensino, e que o conhecimento desses dados é um direito da sociedade", disse o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes.

    Fernandes disse também que as médias do Enem por escola, assim como todo resultado de avaliação realizada em um único momento, não são indicadores apenas da qualidade da escola. "O que se tem é uma média do desempenho dos alunos cujo conhecimento adquirido depende da qualidade da escola em que estuda e também de seu histórico escolar, familiar e da comunidade que freqüenta".

    Leia mais:
    Leia mais:
  • Colégios do Rio têm melhores resultados no Enem
  • RJ tem mais escolas com desempenho excelente do que SP
  • Conheça as escolas do Rio com mais de 70 pontos no exame
  • Só 14 escolas de SP tiveram mais de 70 pontos no Enem 2005
  • ETEs lideram notas das escolas públicas de SP
  • Escola pública líder não tem computador
  • Veja ranking das escolas particulares de SP no Enem
  • Desempenho insuficiente não indica que escola é ruim, diz Inep