UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Resenhas

Cultura de Paz

Volume reúne documentos e propostas de reflexão e ação

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

Folha Imagem
É ponto pacífico: questões como paz, tolerância e direitos humanos não podem deixar de estar presentes nas escolas. Certamente, precisam estar no foco de ação de todo educador e cidadão, numa época como a atual, em que autoritarismo, corrupção, ignorância e violência têm atingido níveis insuportáveis.



Somente a reflexão sobre essas questões pode servir como ponto de partida para uma modificação dos rumos do presente, com a proposição de novos modelos, exemplos, perspectivas e esperanças para as novas gerações. É justamente isso que se encontra nesse livro de Cristina Von, que apresenta o conceito de "cultura de paz", bem como o que indivíduos, grupos, escolas e organizações podem fazer por ela no seu âmbito de atuação.



Nesse sentido, a autora propõe uma concepção de ética que ultrapassa a passividade, descartando as idéias românticas e utópicas, que criam a falsa impressão de que a paz acontecerá naturalmente, sem algum esforço. Ao mesmo tempo, considera que o entendimento da tolerância como simples represamento do ódio e de preconceitos conduz inevitavelmente à manutenção das injustiças, seja no plano social, pessoal ou até mesmo ecológico.



O livro traça também um retrato/panorama da atual situação mundial quanto a população, fome, pobreza, desenvolvimento humano, desarmamento e religiões. Além disso, esclarece que enquanto continuarmos a entender os direitos humanos sem um compromisso ético, o aperfeiçoamento pessoal e a responsabilidade cidadã, não se chegará a uma noção verdadeira de justiça.



Para fundamentar suas idéias, Cristina Von reúne documentos sobre os temas citados, como por exemplo "A Declaração Universal dos Direitos Humanos" ou a "Carta da Terra". Estabelece, assim, um novo paradigma para se pensar a cultura da paz. Porém, como ressalta a autora, esse "não é um livro de respostas prontas, é um material de conscientização para aqueles que estão interessados em construir um mundo melhor".



Indicação


Para professores em geral. Pode ser usado com alunos a partir do Ensino Fundamental, mas nem por isso deixa de interessar aos do Ensino Médio. É particularmente interessante para o desenvolvimento de projetos, uma vez que aponta caminhos e traz sugestões de atividades.




Cultura de Paz
Cristina Von
Editora Peirópolis
152 págs.

  DICIONÁRIOS

Houaiss
Michaelis


Dictionary.com


Tradutor Babylon




Outros dicionários


  PARA PESQUISAR
Almanaque da Folha Arquivos da Folha Atlas Melhoramentos Bibliotecas Biografias Como funciona Dicas de tecnologia E-livros Enciclopédia da Folha Jornais Linha do Tempo Mapas Museus Revistas