Topo

Segundo MEC, qualquer candidato com gabarito em branco teria ficado com as mesmas notas

Do UOL, em São Paulo

17/01/2012 15h17

Após reportagem do UOL sobre candidata que deixou prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em branco e ficou com notas acima da mínima, o MEC (Ministério da Educação) confirmou a nota da candidata.


Segundo o órgão, qualquer candidato (sem condições especiais) que tivesse deixado o gabarito em branco alcançaria as mesmas médias da professora de cursinho, Mônica Nunes, ouvida pela reportagem.

Veja as notas da candidata

ProvaNota mínimaNota da candidata
Linguagens e códigos301,2304,2
Matemática321,6321,6
Ciências humanas252,6252,9
Ciências da natureza265,0269,0
Redação00

Ainda segundo o MEC, a nota mínima divulgada em dezembro se refere ao conjunto de todas as provas do certame, incluindo candidatos deficientes e presidiários -- avaliações que possuem "mínimas variações" para atender aos diferentes propósitos pedagógicos. Isso ocorreu, por exemplo, nas provas do Enem 2011 para deficientes visuais em que houve a substituição de um item que exigia a visão -- era uma questão que trazia um quadro do pintor Pablo Picasso.

O ponto de partida, para diferentes candidatos, tem "minúsculas variações" de acordo com a condição de cada um. Por isso, a "mínima" da professora de Campinas é ligeiramente diferente que a "mínima" de todo o exame.

As notas mínimas de língua estrangeira também possuem diferenças. Na época da divulgação, esse detalhamento técnico não foi feito.

O órgão ressaltou que essa nota está bem abaixo da pontuação mínima para a disputa de vagas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada).