UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

 

26/08/2007 - 19h51
No Rio, jovens prestam Enem pela 2ª vez para mudar de curso

Da redação

Mesmo sem ter ainda concluído o ensino médio, Victor Hugo Sousa Benevenuti, 17, aluno do Colégio Naval, no Rio de Janeiro (SP) aiu do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) afirmando não ter tido dificuldades na prova que, em tese, mede os conhecimentos em relação ao conteúdo programático dos três anos do curso.

"Pelo nível de ensino que temos, o do Enem é bem baixo. Achei relativamente fácil, principalmente a parte de Biologia", disse Benevenuti, que levou menos de quatro horas para responder às questões. Com o colega Tiago Godoy, de 18 anos, o rapaz buscava experiência: ainda não escolheu qual curso superior pretende seguir e, por enquanto, seus planos são apenas continuar no Colégio Naval.

Outra estudante que ainda não escolheu o curso superior para seguir e queria apenas buscar experiência no Enem era Yasmin Scheufler, 16, que cursa o segundo ano do ensino médio no Colégio São Vicente. Ela chegou descontraída ao Liceu de Artes e Ofícios, no Centro do Rio, onde fez as provas.

Já Vyrna Abu, 19, é veterana: entrou pelo Enem no ano passado para o curso de gastronomia da Universidade Estácio de Sá. Hoje, no exame, seu objetivo era obter pontuação para passar para nutrição. Sua intenção é seguir os dois cursos ao mesmo tempo e fazer carreira na área de alimentação. Sua família já teve um restaurante, e ela garota quer ter o seu, no futuro.

Também de olho em outro curso, Katarina Ferreira da Silva, 19, cursa estética na Estácio. "Quero fazer química ou nutrição", disse ela, que foi fazer a prova em um campus da própria universidade, no centro.

No Rio, 234.826 pessoas estavam inscritas para o Enem - 85.910 na capital. As provas foram realizadas em 317 pontos, 83 na capital. Quase todos são colégios e universidades, mas houve provas do Enem também em 14 penitenciárias, para garantir aos presidiários o direito de usar essa forma de acesso ao ensino superior.

Leia mais:
  • Veja resolução e gabaritos oficiais
  • Para estudantes, prova foi fácil
  • Alunos da rede pública encaram Enem como vestibular
  • Prova do Enem não trouxe surpresas, dizem professores

  • UOL Celular

    Acompanhe as notícias do UOL no seu celular: wap.uol.com.br


    ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    25/03/2008

    16h27- "Salário de professor só aumenta em ano eleitoral", diz ministro

    16h19- Acordo ortográfico não tem obstáculo na CPLP, diz Portugal

    15h26- Ministro da Educação diz que só um sexto dos alunos chegará à universidade

    15h05- Começa sabatina com ministro da Educação Fernando Haddad

    12h54- UOL transmite sabatina com ministro da Educação às 15h

    12h33- Como a Finlândia fez para ter as melhores escolas do mundo

    11h00- MEC classifica 37 municípios como modelos de ensino público

    10h52- Cinco pés de maconha são achados em campus da UFSC

    10h17- Federal da Paraíba recebe inscrições para vagas remanescentes

    09h23- Governo investiga receita de sucesso no ensino de 37 cidades

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS