UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

24/01/2005 - 00h00
Ferramentas da Web ajudam na volta às aulas

Da Redação
Em São Paulo


Folha Imagem
Na rede, alunos encontram
de dicionários a jornais
Cerca de 500 livros virtuais gratuitos (incluindo clássicos como "Dom Casmurro", de Machado de Assis, e "Os Maias", de Eça de Queiroz), resumos de todas as disciplinas, dicas de estudo, dicionários e tradutores, enciclopédias, biografias, temas da atualidade e até um canal especial de música já estão no ar para auxiliar alunos e professores nessa volta às aulas.

São ferramentas de ensino e aprendizagem para todas as idades e níveis de ensino - da pré-escola ao ensino superior. A atualização é contínua. Então, não perca tempo. Copie o endereço do especial Volta às Aulas ou salve-o como favorito em seu computador. Assim, você poderá consultá-lo durante todo o ano, sempre que necessário.

Pesquisa escolar
Para ajudar na elaboração das pesquisas escolares, os internautas podem contar com a ajuda do UOL Lição de Casa. O site oferece obras de referência, textos e ilustrações elaborados por profissionais especializados, além de algumas das mais importantes publicações do país. O material didático procura atender adequadamente estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Já na primeira página do site, o estudante encontrará acesso fácil a dicionários de português, inglês, italiano, alemão, espanhol e francês, um tradutor eletrônico (do inglês para o português e outros oito idiomas), um completo atlas geográfico, cerca de 1.200 biografias de personalidades mundiais, livros de literatura brasileira e estrangeira, clássicos da filosofia, um índice com informações sobre os principais fatos ocorridos em 5.400 anos de história e assuntos comentados de todas as disciplinas do currículo escolar.

O site traz enciclopédia, almanaque e tudo o que o estudante precisa para se manter bem informado, como os arquivos do jornal Folha de S.Paulo, traduções de textos selecionados dos jornais mais importantes do mundo, sites de dezenas de revistas nacionais e centenas de textos com comentários de especialistas sobre temas da atualidade.

O UOL Lição de Casa faz abordagens diferenciadas por nível de ensino e oferece uma ferramenta de busca por assunto, a partir de palavra-chave ou tema. A busca é feita exclusivamente no conjunto de conteúdos editoriais oferecidos pelo UOL, preservando o estudante de páginas da Internet de origem duvidosa ou com informações não confiáveis.

Pré-vestibular
Também com a ajuda da Web, os alunos poderão treinar para o vestibular com simulados exclusivos e provas anteriores, melhorar o português com as colunas semanais dos professores Pasquale Cipro Neto (Inculta e Bela) e Dílson Catarino (Pegadinhas Gramaticais).

Para os pequenos, há um site de pré-escola com as Fábulas de Esopo ilustradas e animadas, minitestes e revistas, entre outros divertimentos educativos.

Os professores terão acesso às teorias dos maiores estudiosos de educação do mundo, à oferta de cursos de aperfeiçoamento e a uma edição sintetizada dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Para quem quer mais, o UOL Educação tem outras opções, como visitas a museus, bibliotecas e universidades do mundo inteiro, sem sair de casa. É só visitar o site.






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25/03/2008

16h27- "Salário de professor só aumenta em ano eleitoral", diz ministro

16h19- Acordo ortográfico não tem obstáculo na CPLP, diz Portugal

15h26- Ministro da Educação diz que só um sexto dos alunos chegará à universidade

15h05- Começa sabatina com ministro da Educação Fernando Haddad

12h54- UOL transmite sabatina com ministro da Educação às 15h

12h33- Como a Finlândia fez para ter as melhores escolas do mundo

11h00- MEC classifica 37 municípios como modelos de ensino público

10h52- Cinco pés de maconha são achados em campus da UFSC

10h17- Federal da Paraíba recebe inscrições para vagas remanescentes

09h23- Governo investiga receita de sucesso no ensino de 37 cidades

ÍNDICE DE NOTÍCIAS