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07/02/2007 - 15h27
Alunos da 8ª série e do 3º ano têm pior desempenho em dez anos, diz Saeb

Da redação
Em São Paulo*


O balanço do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) divulgado nesta quarta-feira (7) mostra que os estudantes do 3º ano do ensino médio tiveram em 2005 -- último ano avaliado -- o pior desempenho desde 1995, quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) começou a promover o Saeb.

Em 1995, os estudantes obtiveram índice de proficiência 290 em português e 281 em matemática. A escala vai de zero a 500.

Estes números foram piorando a cada dois anos (com exceção de 2003, quando recuperaram-se ligeiramente), até chegar a 2005 com os índices de 257,6 (português) e 271,3 (matemática). São os piores da série nas duas disciplinas.

  • Veja os dados gerais (em .pdf)
  • Veja documento completo do Inep (em .pdf)

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    Os dados também são ruins para a 8ª série do fundamental. Os índices de 231,9 em português e 239,5 em matemática também são os piores desde 1995.

    Já os alunos da 4ª série do fundamental tiveram desempenho melhor em 2005. Atingiram 172,3 em português e 182,4 em matemática -- valores intermediários na série histórica.

    "Estamos há quatro anos obtendo indicadores de qualidade superiores aos do passado nos anos iniciais do ensino fundamental. Esperamos que esse movimento de melhoria das notas comece a reverberar por todo o ciclo e alcance a 8ª série e o ensino médio", afirmou nesta quarta o ministro da Educação, Fernando Haddad.

    De acordo com o MEC, a partir de março as escolas brasileiras deverão buscar um padrão de qualidade estabelecido a partir dos dados do Saeb. As metas serão fixadas levando-se em conta as realidades de cada região, com uma média nacional e outras, diferentes, para cada sistema educacional.

    Critérios
    Cada uma das disciplinas tem uma interpretação específica da escala de zero a 500 do Saeb. Esta escala é cumulativa -- ou seja, espera-se que o aluno de 4ª série fique atrás do de 8ª, que, por sua vez, deve "perder" para o do 3º ano do ensino médio.

    As médias apontam os distintos graus de desenvolvimento de habilidades, competências e aquisição de conhecimentos pelos estudantes ao longo dos anos de estudo.

    Segundo o Inep, os alunos da 4ª série da rede urbana com média igual a 175,52 em português são capazes de entender expressões com discurso indireto, narrativas de temática e vocabulário complexos, identificar marcas dos distintos gêneros de texto e a finalidade de um texto jornalístico.

    Outro exemplo: em matemática, a média 239,38 da 8ª série da rede urbana indica que o estudante consegue, entre outras ações, localizar dados em tabelas mais complexas, identificar gráfico de colunas correspondentes a números positivos e negativos, converter medidas de peso e calcular o perímetro e a área de figuras.

    Amostra
    Em 2005, participaram da amostra do Saeb mais de 190 mil alunos de quase 6 mil escolas espalhadas pelas 27 unidades da Federação. O Saeb avalia estudantes de escolas urbanas e rurais, tanto da rede pública quanto da privada.

    O universo de participação é apresentado em níveis nacional e regional e por unidade da Federação para as séries e disciplinas avaliadas, sem detalhamento para municípios ou unidades de ensino.

    Com informações do Inep

    * Atualizada às 18h




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