Topo

PV lança pré-candidatura de Eduardo Jorge a prefeito de São Paulo

14.ago.2018 - Leo Martins/Folhapress
Imagem: 14.ago.2018 - Leo Martins/Folhapress

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

08/08/2020 13h45

O PV (Partido Verde) decidiu hoje lançar a pré-candidatura de Eduardo Jorge à Prefeitura de São Paulo. O partido, porém, ainda não descarta conversas para se aliar a outras candidaturas. A definição deverá acontecer apenas em setembro.

Com a decisão do PV, hoje o cenário para a disputa paulista passa a contar com 17 pré-candidaturas. Entre elas, está a do atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), que disputa a reeleição.

Jorge disputou a eleição presidencial de 2014 pelo PV e foi vice de Marina Silva (Rede) no pleito de 2018. Ex-deputado estadual, ele também já foi secretário municipal em São Paulo, chefiando as pastas da Saúde e do Meio Ambiente em gestões de Luiza Erundina (PSOL), Marta Suplicy (Solidariedade), José Serra (PSDB) e Gilberto Kassab (PSD).

Outras opções

Apesar da pré-candidatura, o PV ainda mantém conversas com as campanhas de Márcio França (PSB) e Andrea Matarazzo (PSD), além de discutir uma possível aliança com a Rede.

"Vamos discutir este mês com os partidos que nos procuraram", falou o ex-deputado estadual Roberto Tripoli, presidente do partido em São Paulo

A escolha sobre qual caminho tomar, porém, só deverá ser tomada perto da convenção do partido, marcada para 5 de setembro. Na ocasião, o partido deverá confirmar ou não a candidatura de Jorge.

"O campo político nosso é nem Bolsonaro nem PT. E, aqui em São Paulo, também somos oposição ao Covas", disse ao UOL o vereador paulistano Gilberto Natalini.

Sem utopia

De acordo com Natalini, o partido hoje tem como preferência lançar uma candidatura própria. "Mas não podemos ser utópicos", disse, pontuando com o PV deverá avaliar sua força para disputar a eleição.

Se o PV optar por lançar candidatura própria a prefeito, Tripoli deverá ocupar a posição de vice.

Mais vagas na Câmara

Na pré-convenção, o partido também apresentou um documento intitulado "São Paulo. Viver Bem. Viver Verde". Ele traz dez eixos que o PV pretende incluir em seu programa de governo, trazendo pontos como saneamento, mobilidade, entre outros.

Um dos principais focos do partido é aumentar sua presença na Câmara, onde possui apenas uma cadeira, com Natalini. Há uma expectativa para conseguir chegar a ao menos quatro vagas.

Confira quem são os outros pré-candidatos:

  1. PSDB: Bruno Covas
  2. PSB: Márcio França
  3. PT: Jilmar Tatto
  4. PSOL: Guilherme Boulos
  5. PSD: Andrea Matarazzo
  6. PCdoB: Orlando Silva
  7. PTB: Marcos da Costa
  8. PSL: Joice Hasselmann
  9. PSTU: Vera Lúcia
  10. Novo: Filipe Sabará
  11. Patriota: Arthur do Val
  12. PRTB: Levy Fidelix
  13. UP: Vivian Mendes
  14. PTC: Ribas Paiva
  15. PCB: Antonio Carlos Mazzeo
  16. Republicanos: Celso Russomanno