Topo

PT escolhe deputado Carlos Zarattini para vice na chapa de Tatto em SP

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Imagem: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

16/09/2020 20h06

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) será o vice na chapa de Jilmar Tatto (PT) na disputa pela Prefeitura de São Paulo. A decisão foi tomada hoje e confirmada por fontes no partido. O anúncio deve ser oficializado amanhã.

Economista, Zarattini, 61, está em seu quarto mandato em Brasília e já foi líder do PT na Câmara. Na última eleição, ele foi o segundo mais votado do partido, com quase 138 mil votos, atrás apenas de Rui Falcão, que conquistou 158 mil.

Segundo o UOL apurou, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) queria um deputado como vice de Tatto. Mas a escolha frustra as expectativas por uma vice mulher na chapa.

No início do ano, Zarattini chegou a participar do processo de prévia do partido para a candidatura a prefeito, mas acabou desistindo porque foi contra o formato adotado.

Para ele, o modelo de colégio eleitoral, com 615 militantes e filiados, seria de "cartas marcadas". "Isso demonstra que não haverá uma prévia democrática, não será uma consulta ampla e aberta a todos os filiados", disse em maio. A prévia acabou disputada entre Tatto e o deputado federal Alexandre Padilha.

No último sábado (12), o PT realizou sua convenção e oficializou a candidatura de Tatto sem anunciar o nome do vice. Na ocasião, a campanha disse que buscava saber se o nome então escolhido, a professora Selma Rocha, poderia ser candidata mesmo tendo contrato com a USP (Universidade de São Paulo. Mas a lei eleitoral impede isso, por determinar a desincompatibilização de todo cargo público para participar da disputa.

No começo desta semana, o nome de Selma foi descartado em razão da questão jurídica.

O PT foi o último partido a fechar sua chapa. Apenas o PCdoB não havia anunciado a chapa completa em sua convenção. Ontem, a legenda antiga aliada do PT indicou uma enfermeira para ser vice do deputado federal Orlando Silva (PCdoB).