Topo

"Bota mão no fogo por Doria?", pergunta Boulos; Covas cita apoio do tucano

Colaboração para o UOL

11/11/2020 10h41Atualizada em 11/11/2020 13h39

Em debate com candidatos à Prefeitura de São Paulo promovido pelo UOL e pela Folha, o prefeito Bruno Covas (PSDB) hesitou em dizer se "põe a mão no fogo" pelo governador paulista, João Doria (PSDB). Ele foi questionado sobre isso por Guilherme Boulos (PSOL), já que o atual governador não apareceu na campanha de Covas até agora.

Depois que Covas disse que confia no candidato a vice-prefeito da chapa dele, Ricardo Nunes (MDB), Boulos usou o tempo para questionar o prefeito, que não respondeu imediatamente.

Foi explicado que Covas só responderia se quisesse. Então o prefeito se manifestou, mas inicialmente apenas ironizou Boulos por não ter entendido a regra.

Em outro momento do debate, Covas resolveu falar sobre Doria e explicou que o governador não tem o dever de participar da eleição municipal.

"Queria aproveitar a oportunidade para deixar claro que não tenho nenhum problema em apresentar os apoios que eu tenho. Tenho toda a felicidade de ser o candidato apoiado pelo governador João Doria. Mas o candidato nessa disputa sou eu. Estranho seria o governador João Doria deixar seus afazeres, deixar os 645 municípios para focar na campanha de prefeito de São Paulo", argumentou Covas.

Boulos ironizou o comentário do prefeito na sequência.

"O Bruno demorou um pouco para responder do João Doria. Passou cinco minutos e resolveu dar a resposta. É justamente disso que nós estamos falando, Bruno, é da cidade. O João Daria abandonou São Paulo. Você foi eleito junto com ele. Ele foi eleito fazendo um monte de promessas. Ele foi mais vezes para Nova York do que para o Capão Redondo quando era prefeito. Abandonou a cidade de São Paulo. Fez da cidade, como o PSDB frequentemente faz: um trampolim. E você herdou isso, por isso que é normal, num debate de prefeito de cidade, que apareça o Doria. Não sei por que isso causa tanto incomodo", afirmou Boulos.

Os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo participam nesta quarta-feira (11) de debate promovido pelo UOL, em parceria com a Folha de S.Paulo.

Os quatro primeiros colocados na mais recente pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira passada (5), foram convidados: Bruno Covas (PSDB), atual prefeito e que busca a reeleição, Celso Russomanno (Republicanos), Guilherme Boulos (PSOL) e Márcio França (PSB), todos empatados tecnicamente, dentro da margem de erro.