Topo

Candidata à prefeitura de São Vicente (SP) pelo PSDB sofre atentado a tiros

Maurício Businari e Rafaella Martinez

Colaboração para UOL, de Santos e São Vicente

11/11/2020 12h57Atualizada em 15/11/2020 11h10

A candidata à Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, Solange Freitas (PSDB) foi alvo de um atentado a tiros na manhã de hoje enquanto trafegava em um carro na Linha Vermelha. O autor dos tiros foi um homem de moto, que conseguiu fugir.

De acordo com informações confirmadas pelo UOL, a ocorrência aconteceu por volta das 10h30 na Avenida Monteiro Lobato. A candidata estava em um veículo blindado com parte de sua equipe quando o motociclista efetuou ao menos cinco disparos. Quatro deles atingiram a janela do passageiro onde Solange estava sentada.

A assessoria de comunicação da candidata afirmou que nenhuma das pessoas que estavam no carro ficaram feridas e que Solange deverá se pronunciar ainda hoje para dar mais informações sobre a ocorrência.

Viaturas da Polícia Militar e investigadores da Delegacia Sede de São Vicente foram ao local para apurar o atentado. Até o momento o autor dos disparos não foi localizado.

Carro Solange Freitas - Maurício de Souza/Estadão Conteúdo - Maurício de Souza/Estadão Conteúdo
Solange Freitas estava com equipe em carro que foi atingido por disparos feitos por motociclista
Imagem: Maurício de Souza/Estadão Conteúdo

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo informou que os fatos ocorridos na manhã de hoje, na Vila São Jorge, estão sendo registrados no 1º DP de São Vicente e serão encaminhados ao Deic para continuidade das investigações. "A candidata e apoiadores estavam em um carro e não se feriram. A Polícia Civil está com diligências para identificar e prender o autor dos disparos."

Também em nota, a Prefeitura de São Vicente, por intermédio da Secretaria de Saúde, declarou que o Samu foi chamado na manhã de hoje para atender a três pessoas que estavam dentro de um veículo atingido por disparos de arma de fogo. "Nenhuma delas estava ferida. Mesmo assim, por estarem nervosos, a equipe aferiu a pressão de todos. Na sequência, foi dispensado o atendimento do Samu", comunicou a secretaria.

Ameaças

Candidata Solange - Divulgação - Divulgação
Solange já havia relatado ameaças anteriores ao atentado sofrido hoje
Imagem: Divulgação

Jornalista disputando pela primeira vez uma eleição municipal, Solange vinha denunciando perseguições e ameaças por meio das redes sociais e em debates ocorridos neste mês em emissoras locais.

Dentre os avisos vindos supostamente de uma facção que atua dentro e fora dos presídios do Estado, Solange estaria proibida de fazer campanha em comunidades periféricas da cidade desde o início do período eleitoral.

Além disso, a candidata teve no início de outubro um de seus comitês invadido por criminosos, que levaram a fiação elétrica e colocaram fogo em parte do imóvel.

Troca de impugnações

As eleições municipais em São Vicente começaram a fervilhar em outubro, quando o diretório municipal do PSDB ingressou na Justiça com pedido de impugnação da candidatura de Pedro Gouvêa (MDB), o atual prefeito da cidade.

A Justiça Eleitoral acatou o pedido, e ele chegou a ter a candidatura impugnada por possíveis irregularidades levantadas pelo Tribunal de Contas, à época em que era presidente da Câmara do município (2011 e 2012). Mas a decisão foi revertida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no início de novembro, cabendo recurso.

Também em outubro, a Justiça Eleitoral recebeu pedido de impugnação do registro da candidatura de Solange Freitas. A petição foi apresentada pela defesa de Gouvêa. Segundo a solicitação, a candidata do PSDB não poderia concorrer ao cargo por ter supostamente apresentado domicílio eleitoral fraudulento em São Vicente.

Manifestações de solidariedade

Em live no Facebook, Pedro Gouvea ofereceu solidariedade a Solange.

"Me solidarizo com a candidata do PSDB, Solange Freitas, que agora pela manhã, houve um atentado, uma tentativa de assalto, obviamente que isso será esclarecido pelas autoridades policiais. Quero desde já me colocar à disposição, colocando a nossa Guarda Civil Municipal já, imediatamente, o nosso secretário de Gabinete, coronel Guimarães, que já efetuou contatos com as autoridades policiais", declarou.

Em nota, o PSDB afirmou que espera a rápida apuração sobre a autoria do crime. "O PSDB de São Paulo se solidariza com a candidata a prefeita de São Vicente Solange Freitas e sua equipe, vítimas de um atentado a tiros na manhã desta quarta-feira. Solange é a esperança de dias melhores na cidade e sem dúvida vai seguir firme com esse propósito. O PSDB espera a rápida elucidação do caso pelas autoridades policiais e a exemplar punição de seus autores".

Já o governador João Doria (PSDB) se manifestou pelo Twitter e lamentou o que chamou de "violência condenável" e "ataque à democracia".

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), se pronunciou a respeito do incidente na cidade vizinha. Em vídeo publicado em seu perfil no Facebook, ele prestou solidariedade à candidata, sua família e equipe.

"Recebi com muita indignação a notícia de que a candidata a prefeita de São Vicente, @sousolangefreitas, foi vítima de um atentado. Graças a Deus, ela passa bem e ninguém ficou ferido. Que as autoridades investiguem com o rigor absoluto e a rapidez necessária para identificar os responsáveis. Condutas como esta são inadmissíveis e, neste momento de #eleições, representa um #crime contra a #democracia."

Rosana Valle (PSB-SP), deputada federal e amiga pessoal de Solange Freitas — ambas foram colegas de redação na TV Tribuna, afiliada da Globo no litoral paulista — também se demonstrou indignada com o atentado. "Meu repúdio e minha indignação com atentado sofrido pela jornalista, colega e candidata Solange Freitas. Inadmissível que isso aconteça. Esperamos uma resposta rápida das autoridades na apuração e no esclarecimento do crime ocorrido em São Vicente. Minha solidariedade à Solange Freitas", escreveu, em sua página no Facebook.

A vereadora Telma de Souza (PT), que já foi prefeita de Santos, fez um alerta em sua mensagem de solidariedade à jornalista. "É urgente combater a violência contra as mulheres e eliminar a apologia ao ódio político e ideológico entre a população. Particularmente, já sofri muitos ataques e sei o quanto incomoda às estruturas dominantes o fato de ser mulher e combativa. Que as investigações avancem rapidamente e os responsáveis sejam punidos", concluiu Telma em um post em sua página do Facebook.