Topo

Deixado de lado em debate UOL/Folha, Russomanno levou acusação a Boulos

José Dacau

Do UOL, em São Paulo

11/11/2020 13h07

O deputado federal Celso Russomanno (Republicanos) foi deixado de lado e teve uma atuação apagada no debate com os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo, realizado hoje pelo UOL e pela Folha de S. Paulo. Os maiores embates foram protagonizados por seus adversários Bruno Covas (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Márcio França (PSB).

Apesar da atuação discreta, Russomanno acabou por motivar o momento mais tenso do debate, quando questionou Boulos sobre duas produtoras de vídeo que seriam fantasmas e teriam custado mais de R$ 500 mil à campanha do PSOL. O psolista diz que a acusação é fake news.

Russomanno atribuiu a informação a uma denúncia publicada nas redes sociais. Porém, a acusação foi feita por Oswaldo Eustáquio, que já foi preso por ordem do STF (Supremo Tribunal Federal) por espalhar notícias falsas.

Questionado sobre o perfil do acusador, Russomanno disse que Eustáquio "foi ao local e não existia empresa". "É grave. Se o dinheiro é público, se veio do Fundo Eleitoral ou Fundo Partidário, é crime", voltou a acusar o candidato do Republicanos.

Em sua primeira participação no debate, Russomanno foi questionado pela jornalista Luciana Coelho, da Folha de S.Paulo, a respeito da decisão judicial que censurou a última pesquisa Datafolha sobre a corrida eleitoral em São Paulo, a pedido da campanha do candidato do Republicanos.

Russomanno se justificou dizendo que "o método da pesquisa estava em desacordo com a legislação eleitoral".

Na última pesquisa Ibope, divulgada na segunda-feira (9), Bruno Covas (PSDB) lidera com 32%, seguido de Boulos (13%), Russomanno (12%) e Márcio França (PSB) (10%). A margem de erro é de três pontos percentuais.

russomanno - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Os candidatos Celso Russomanno (Republicanos) e Márcio França (PSB) no debate UOL/Folha
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Tabelinha com França

Em determinados momentos do debate, Russomanno preferiu fazer uma espécie de tabelinha com França e concentrou seus ataques em Boulos e Covas.

Quando o assunto foi a fila para creches na capital paulista, por exemplo, Russomanno usou uma pergunta feita a França para criticar Covas.

"Quem prometeu zerar a fila da creche foi você, Bruno. Não foi eu. Você tinha que ter cumprido a palavra. Se é verdade tudo o que está sendo falado, é porque tem fila ainda", afirmou Russomanno.

O candidato afirmou também que o atual prefeito não defendeu a cidade quando era deputado federal, entre 2014 e 2016. A declaração se deu em meio à discussão sobre a reforma tributária que tramita no Congresso e, segundo os candidatos, pode reduzir as arrecadações da capital paulista.

"Um prefeito de São Paulo tem que ir ao Congresso Nacional, defender a sua cidade. Bruno, você foi deputado comigo e você não estava lá defendendo a cidade para evitar que a cidade perdesse arrecadação. Eu estarei em Brasília o tempo todo, quanto tempo for necessário, nas periferias, fiscalizando, fazendo o que o prefeito tem que fazer", afirmou Russomanno.