Topo

Rogério Santos é eleito prefeito de Santos e chefiará 3° mandato tucano

Rogério Santos, do PSDB, é eleito prefeito da cidade de Santos  - Divulgação
Rogério Santos, do PSDB, é eleito prefeito da cidade de Santos Imagem: Divulgação

Guilherme Botacini

Colaboração para o UOL

16/11/2020 02h29Atualizada em 16/11/2020 12h41

Rogério Santos (PSDB), 54, foi eleito novo prefeito de Santos, no litoral de São Paulo, com 50,58% dos votos válidos. A vitória do candidato representa a terceira vitória seguida de tucanos na cidade da Baixada Santista.

Esta é a primeira vez que Rogério Santos concorre a um cargo eletivo, mas o prefeito eleito foi secretário de governo do atual mandatário Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

Numa disputa que teve 16 candidatos, todos homens, segundo o TSE, Rogério Santos teve a maior coligação, com oito partidos (Republicanos, PP, DEM, PSDB, PSL, PODE, PL, PSB). Ele é apoiado pelo atual prefeito da cidade, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

Ivan Sartori (PSD) ficou em segundo lugar, com 18,65% dos votos válidos.

Em debate no dia 31 de outubro, seu adversário Vicente Cascione (PROS), que terminou a eleição com 6,99% dos votos, desafiou Rogério Santos a renunciar à candidatura caso Cascione comprovasse que ele era réu em processo que apura irregularidades nas obras da Ponta da Praia, bairro da cidade. Santos não respondeu ao desafio durante o debate, mas depois publicou vídeo em redes sociais afirmando que "não tem nenhuma condenação e, se tivesse, não seria candidato".

Cidade central da Baixada Santista e maior porto do país, Santos tem 433.656 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

Com PIB per capita de R$ 51.829, apenas R$ 6 mil a menos que a capital do estado, a cidade tem o sexto maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) municipal do país, e o terceiro do estado de São Paulo, segundo o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, a vitória de Rogério Santos é a terceira seguida de um candidato do PSDB em Santos, e não a quinta. O texto o corrigido.