Topo

Teste de Boulos dá positivo para covid-19; debate na Globo é cancelado

Nathan Lopes e Juliana Arreguy

Do UOL, em São Paulo

27/11/2020 16h28Atualizada em 27/11/2020 18h20

O candidato do PSOL a prefeito de São Paulo, Guilherme Boulos, foi diagnosticado com covid-19. O resultado do teste foi divulgado na tarde desta sexta-feira (27).

As campanhas de Boulos e de Bruno Covas (PSDB) propuseram que o debate na noite de hoje na TV Globo fosse realizado de forma virtual. Apesar de os dois concorrentes terem concordado, a Globo oficializou o cancelamento, devido às regras assinadas anteriormente pelos partidos se comprometendo a que o evento fosse presencial. Também estava entre as cláusulas que o debate seria cancelado se houvesse algum participante com problemas de saúde.

O jornalista César Tralli, que seria o mediador do evento, publicou nas redes sociais sobre o cancelamento.

A campanha de Covas desejou "pronta recuperação ao candidato".

Segundo a equipe de Boulos, Luiza Erundina, 85, não teve contato nesse período com o candidato, então não fará o teste por enquanto.

Deputada com covid-19

Boulos decidiu fazer o exame após a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) ter anunciado na última segunda-feira (23) que havia contraído o novo coronavírus.

O candidato e a parlamentar estiveram no mesmo ambiente na sexta-feira da semana passada, dia 20, em uma agenda fechada da campanha de Boulos.

Boulos, que fez o exame ontem, disse nos últimos dias que não tinha sintomas da doença. "Diante do resultado positivo, Guilherme Boulos irá cumprir o protocolo de quarentena pelo período necessário. Toda a equipe que trabalha na campanha e que tem contato próximo com o candidato será testado a partir de agora", disse a campanha em nota. A assessoria diz que o candidato não irá votar no domingo.

Por precaução, Boulos suspendeu agendas de rua desde terça-feira (24). Nesse período, ele fez encontros de campanha fechados ao público externo. Com o anúncio de que ele contraiu o novo coronavírus, ele não deverá participar das carreatas que serão realizadas amanhã. Todas terão como ponto final a avenida Paulista.

No início desta tarde, antes de saber do resultado, Boulos disse a jornalistas em frente a sua casa, no Campo Limpo, zona sul de São Paulo, que fez o teste "muito mais por um gesto simbólico, para dar exemplo". "Teve aquele contato absolutamente esporádico com a Sâmia Bomfim, que testou positivo. Estou com minha agenda normal e focado na preparação para o debate".

Em nota, a campanha diz que "o candidato reforça a preocupação que tem afirmado nos últimos dias sobre os indícios de uma segunda onda da pandemia, até aqui negligenciada pelos governos estadual e municipal, responsáveis pela aplicação das medidas".

Boulos aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás de Covas, seu adversário no pleito de domingo (29).

Você utiliza a Alexa? O UOL é o parceiro oficial da assistente de voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados das últimas pesquisas eleitorais e dos resultados do 2º turno. Para saber sobre a eleição na sua cidade com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, qual é o resultado da pesquisa eleitoral em São Paulo?", por exemplo, ou "Alexa, quem ganhou a eleição no Rio de Janeiro?". Nos encontramos lá!