Topo

Covas tem maior votação em Indianópolis e Boulos, na Cidade Tiradentes

Apoiadores de Bruno Covas comemoram a reeleição do prefeito em São Paulo - Amanda Perobelli/Reuters
Apoiadores de Bruno Covas comemoram a reeleição do prefeito em São Paulo Imagem: Amanda Perobelli/Reuters

Beatriz Montesanti

Colaboração para o UOL, de São Paulo

29/11/2020 21h22Atualizada em 29/11/2020 23h47

Bruno Covas (PSDB) foi eleito hoje prefeito de São Paulo com melhor votação nos bairros da elite paulistana, enquanto Guilherme Boulos (PSOL) reconquistou algumas regiões da periferia perdidas pela esquerda nas últimas eleições.

Com 100% das urnas apuradas na noite deste domingo (29), o melhor desempenho de Covas foi em Indianópolis, na zona sul da cidade, onde o tucano obteve 75,87% dos votos válidos, o que corresponde a 86.430 mil eleitores. A região foi seguida pelo Jardim Paulista, na zona oeste, onde Covas venceu com 73,36% dos votos, ou 52.730 eleitores.

No primeiro turno, ele já havia tido votação recorde nos dois bairros, com 44% dos votos em ambos.

Boulos, por sua vez, se destacou em Cidade Tiradentes, no extremo da na zona leste, com 56,42% dos votos da região. O resultado representa uma vitória importante, já que a zona eleitoral havia sido perdida para o PSDB nas últimas eleições, em 2016, e também preferiu Covas no primeiro turno. Naquela etapa, o tucano teve 26% dos votos válidos de Cidade Tiradentes, ante 19,76% de Boulos.

Apoiadores de Guilhereme Boulos em frente à casa do candidato derrotado, no Campo Limpo, onde ele foi mais votado - RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Apoiadores de Guilhereme Boulos em frente à casa do candidato derrotado, no Campo Limpo, onde ele foi mais votado
Imagem: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O candidato da esquerda ficou à frente em outras oito zonas eleitorais da zona leste e sul: além de Cidade Tiradentes, teve a maior votação, ainda que com pequena margem, em São Mateus (50,80%), na zona leste, Campo Limpo (50,60%), Capão Redondo (51,90%), Valo Velho (56,41%), Piraporinha (54,62%), Grajaú (54,23%) e Parelheiros (50,35%), todos na zona sul.

Já Covas venceu nas demais 50 regiões da cidade. Para além de Indianópolis e Jardim Paulista, destaca-se seu desempenho em Santo Amaro (72,20%), na zona sul, e Santana (71,14%), na zona norte.

Você utiliza a Alexa? O UOL é o parceiro oficial da assistente de voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados das últimas pesquisas eleitorais e dos resultados do 2º turno. Para saber sobre a eleição na sua cidade com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, qual é o resultado da pesquisa eleitoral em São Paulo?", por exemplo, ou "Alexa, quem ganhou a eleição no Rio de Janeiro?". Nos encontramos lá!