Topo

RJ: Paes diz que anunciará medidas contra covid antes de assumir prefeitura

Gabriel Sabóia, Herculano Barreto Filho e Igor Mello

Do UOL, no Rio

30/11/2020 04h00

Ante o aumento de mortes e internações nas redes pública e privada por covid-19 na cidade do Rio, Eduardo Paes (DEM) elegeu a área da saúde como principal foco dos primeiros dias do seu mandato a partir de 1º de janeiro. Uma série de medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus deve ser anunciada hoje em entrevista à imprensa.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio é a única que já tem definições: a pasta será comandada pelo médico sanitarista Daniel Soranz, que foi secretário de Paes no segundo mandato (2013 a 2016). O prefeito eleito do Rio obteve 64,07% dos votos válidos (1.629.319 votos), contra 35,89% de Crivella (913.700) —diferença superior a 715 mil votos.

Após a vitória, Paes afirmou que pretende dialogar com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela liberação de leitos ociosos na rede federal de saúde, que podem passar a ser geridos pelo município e destinados exclusivamente para o tratamento do coronavírus.

O prefeito eleito também reforçou que teve o apoio dos senadores Romário (Podemos) e Carlos Portinho (PSD) na campanha e que pretende dialogar com o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho mais velho de Jair Bolsonaro, que apoio Crivella nas eleições.

Na coletiva de hoje também devem ser anunciados detalhes sobre o gabinete de transição entre os mandatos a ser instalado.

Ontem (29), Paes disse que apesar das diferenças com Crivella, pretendia contar com o apoio dele para uma transição tranquila. "Que possamos ter acesso aos dados da prefeitura", afirmou.

Fontes ligadas a Crivella informaram que um grupo deve ser nomeado pelo prefeito justamente para a interlocução junto à campanha de Paes.

Com a derrota, Crivella ficará sem cargo público pela primeira vez em 18 anos. Ele não tem planos políticos imediatos. O próximo desafio dele deve ser o apoio à candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

Paes: "Flávio [Bolsonaro] vai nos ajudar" contra covid

Paes anunciou que vai buscar parcerias com o governo federal para combater a pandemia de covid-19, que vive um novo período de alta de casos na capital.

Após pronunciamento ao lado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), Paes citou o envio de testes e a abertura de leitos em hospitais federais como prioridade e disse ter "certeza" de que Flávio Bolsonaro irá auxiliar nas articulações. "Tenho certeza que o senador Flávio vai nos ajudar nessa tarefa", disse.

Em seu primeiro discurso, Paes classificou sua eleição contra Crivella como uma "vitória da política" e criticou o "radicalismo na política brasileira", que, segundo ele, "certamente não fez bem a nenhum de nós cariocas, não fez bem a nenhum de nós brasileiros".

Pouco depois, em entrevista, Paes foi questionado sobre as primeiras medidas para conter a possibilidade de um novo pico de mortes por coronavírus e falou em parcerias com o governo federal.

O prefeito eleito começou citando os 6 milhões de testes para detecção da covid-19 estocados pelo governo federal: disse que o Rio iria "exigir" pelo menos 450 mil testes. Imediatamente amenizou a declaração —trocando o verbo por "pedir"— e defendeu uma parceria com o governo federal.

Paes listou ainda o objetivo de conseguir a reabertura de 200 leitos hoje fechados em hospitais federais na cidade.

Ele prometeu articular essas medidas junto à bancada do Rio no Congresso Nacional. Citou como aliados o deputado federal Rodrigo Maia. Mas também acenou para Flávio Bolsonaro.

Jair Bolsonaro criticou prefeitos e governadores por adotarem medidas de isolamento, como o fechamento do comércio e das escolas, durante toda a epidemia no Brasil. Durante a aproximação com Crivella, o presidente pressionou o prefeito do Rio para flexibilizar as medidas adotadas na cidade —o que aconteceu.