Topo

Toledo: Tendência mostra que está mais difícil Lula vencer no 1º turno

Do UOL, em São Paulo

15/08/2022 23h03Atualizada em 16/08/2022 10h39

O colunista do UOL José Roberto de Toledo comentou hoje, durante o UOL News, que a tendência aponta que está cada vez mais difícil uma vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro turno na eleição presidencial deste ano após divulgação da pesquisa de intenção de voto Ipec nesta segunda-feira.

A pesquisa presidencial da Ipec mostrou o ex-presidente Lula à frente na corrida pelo Palácio do Planalto com 44% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição, aparece em segundo, com 32%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em uma breve comparação entre o resultado de votos válidos das últimas pesquisas Datafolha e da Ipec, a primeira divulgada este ano, portanto, sem ter uma comparação direta com o mesmo instituto, Toledo apontou que a tendência mostra a queda no percentual de vitória de Lula no primeiro turno.

A tendência está sendo a diminuição da vantagem da vitória do Lula para ganhar no primeiro turno. Não é uma comparação perfeita, a pesquisa Datafolha é feita em pontos de fluxo, a pesquisa Ipec é feita em casa, domiciliar, mas minha opinião é, o filme, a tendência mostra que está cada vez mais difícil o Lula ganhar em primeiro turno. José Roberto de Toledo, colunista do UOL

Apesar disso, Toledo opinou que a pesquisa Ipec trouxe uma notícia "muito boa" para a campanha do petista e não muito positiva para o presidente Bolsonaro.

"Essa pesquisa do Ipec é muito boa para a campanha do Lula e muito boa para a campanha da coligação porque dá uma vantagem ainda substancial para o Lula, acaba com os fantasmas que estaria havendo uma aproximação muito rápida do Bolsonaro em relação a ele."

O jornalista ainda destacou que, somando as intenções de votos em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, Lula tem mais de 2 milhões de votos sobre o presidente Bolsonaro no Sudeste, sem contar a região Nordeste, onde o petista lidera entre o eleitorado, apesar de o atual chefe do Executivo ter crescido no último Datafolha.

"No Sudeste, fiz uma conta rápida aqui, pegando as intenções de votos do Lula em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, só no Sudeste, o Lula está abrindo mais de dois milhões de votos de vantagem sobre o Bolsonaro, sem contar todos os votos e vantagem que o Lula fatalmente terá no Nordeste, que responde por 27% do eleitorado brasileiro. Então a pesquisa é uma boa notícia para o Lula, uma má notícia para o Bolsonaro, que vai ter que fazer muita campanha em SP, só no estado o Lula está tirando quase 1,5 milhão de votos de vantagem", concluiu.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Toledo: Tendência mostra que está mais difícil Lula vencer no 1º turno - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Eleições 2022