Topo

Bombig: Destempero de Ciro Gomes no 'Roda Viva' preocupa comitê da campanha

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/08/2022 11h13Atualizada em 16/08/2022 12h29

O PDT está preocupado com o direcionamento da campanha de Ciro Gomes após o candidato à Presidência discutir com a jornalista Vera Magalhães durante o programa "Roda Viva", da TV Cultura, ontem à noite. A apuração é do colunista do UOL Alberto Bombig.

Ciro se irritou com uma pergunta do jornalista Flávio Costa e, após intervenção de Vera, o pedetista rebateu: "Pra que essa hostilidade toda?". "Sobre esse certo destempero do Ciro ontem, ficou uma dúvida sobre como ele vai conduzir a campanha", disse Bombig.

O colunista destacou que os integrantes do comitê da campanha de Ciro entenderam que a irritação dele não foi com a apresentadora do "Roda Viva", mas sim com a pergunta de Costa.

"[A pergunta foi] 'o senhor está mais isolado do que nunca, não tem apoio nenhum', uma coisa na linha de 'por que insiste na candidatura?'. O PDT de São Paulo entende que isso vai ser questionamento constante na campanha dele", afirmou Bombig.

O PDT avalia, segundo Bombig, que o desempenho de Ciro em 2022 será totalmente diferente das eleições anteriores. "É uma campanha que ele tende a derreter, não ter chances [de vencer] e essa falta de equilíbrio pode atrapalhar."

Bombig também apurou que, diferente de Ciro Gomes, Simone Tebet (MDB) está numa situação mais favorável.

"A candidatura da Simone nesse momento é política, não é uma candidatura para ganhar a eleição. Se começar a crescer, ela vai levar adiante, mas é uma candidatura para marcar posição, ter uma outra mulher como vice, tem um bom apoio de economistas."

"A análise que ouvi é: a Simone talvez seja o Ciro de 1998, ano em que ele surpreendeu. São momentos muito diferentes do Ciro e da Simone, que encarnam hoje o que restou do sonho da terceira via."