Topo

Bombig: Moraes gosta de protagonismo e não deve fugir de polêmicas no TSE

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/08/2022 18h56

O ministro Alexandre de Moraes não deve fugir de atritos durante sua gestão como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), avaliou o colunista Alberto Bombig, durante participação no UOL News.

Para o jornalista, há uma mudança de perfil interessante com a saída do ministro Edson Fachin da presidência da Corte. "Alexandre de Moraes não é um ministro que atua nos bastidores. Ele gosta de protagonismo e vai estar no cargo mais importante da Justiça durante as eleições. Ele não deve ser um presidente que vá fugir das polêmicas", disse Bombig.

Moraes assume a gestão do TSE num momento sensível para a democracia do país, com questionamentos frequentes do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas.

Desde o início do ano, o tribunal também está sob constante escrutínio das Forças Armadas, que integram a Comissão de Transparência Eleitoral e é uma das entidades fiscalizadoras das eleições.

Bombig disse que uma cerimônia de posse para um presidente do TSE que reúna todos os presidenciáveis é o tipo de imagem histórica que está faltando na atual crise institucional.

"Faltam imagens fortes que reúnam o empresariado, presidentes de Poderes, parlamentares, todos em defesa da democracia. Tem muita conversa de bastidor, mas ninguém bota a cara no holofote para defender o sistema eleitoral e a democracia", opinou.

Veja mais análises e as notícias do dia no UOL News: