Topo

'Temporada do pastel': candidatos viraram meme ao comer durante campanha

Montagem com Serra, Aécio, Dilma e Maluf, fotografados comendo durante campanhas Imagem: Joel Silva/Folhapress; Reprodução/Twitter; Moacyr Lopes Junior/Folhapress; Matuiti Mayezo/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

16/08/2022 16h56

"Agora é oficial: está aberta a temporada do pastel". Foi assim que um usuário do Twitter definiu hoje (16) o início da campanha eleitoral, momento a partir do qual os candidatos aos cargos previstos nas eleições 2022 poderão fazer propagandas na TV e internet, comícios, distribuir santinhos... e comer pastel.

As corridas eleitorais são marcadas por momentos em que os candidatos fazem caminhadas em pontos de grande concentração de pessoas nas cidades, com direito a beijos e abraços... e aquela paradinha para comer no meio do caminho. O cardápio varia: vai de pão na chapa com café com leite, cachorro-quente, coxinha, ou o bom e velho pastel de feira com caldo de cana.

As fotografias dos políticos dando aquela mordida em um quitute ou até perdendo o sapato ao chutar uma bola de futebol rendem memes em todos os anos eleitorais. Relembre alguns:

Caretas de Doria. Em 2016, quando concorria à Prefeitura de São Paulo, o empresário João Doria (PSDB) foi fotografado fazendo careta ao comer um pastel na rua e ao beber um cafezinho.

A expressão dele nas fotos virou piada na internet e a assessoria do então candidato chegou a pedir que ele não fosse fotografado enquanto se alimentava, pois se tratava de "um momento de privacidade".

Apesar das caretas, Doria conseguiu se eleger prefeito naquele ano e, dois anos depois, governador de São Paulo. Ele também era pré-candidato à Presidência este ano, mas desistiu da disputa em maio.

'Dogão' de Dilma. Em 2014, quando disputava a reeleição, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) visitou Osasco (SP), conhecida como a capital do cachorro-quente, e não desperdiçou a chance de provar o famoso lanche.

Não demorou muito para que a petista virasse meme. No lugar do cachorro-quente, internautas fizeram uma montagem dela com um pombo na mão, como se estivesse comendo o animal.

Então adversário da petista naquela eleição, o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) também foi "flagrado" fazendo uma careta ao comer pastel em um ato de campanha em Santos, no litoral de São Paulo.

3.set.2014 - Aécio Neves come pastel em ato de campanha eleitoral Imagem: Moacyr Lopes Junior/Folhapress

Dilma foi reeleita em 2014 e chefiou o país até 2016, quando sofreu um impeachment.

Tombo de skate de Paes. Candidato à reeleição em 2012, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), levou um tombo ao tentar andar de skate no Parque de Madureira. Ele não se feriu e saiu rindo do pequeno acidente.

Beijo em Serra. O senador José Serra (PSDB-SP) figura entre os campeões de memes em campanhas eleitorais. Além das clássicas caretas ao comer na rua, o parlamentar protagonizou outras cenas curiosas quando se candidatou a outros cargos.

Em 2012, quando concorria à Prefeitura de São Paulo, Serra se desequilibrou e quase caiu ao subir em um skate no Parque da Juventude, zona norte da capital paulista. O tombo só não veio porque ele foi amparado por pessoas próximas.

No mesmo ano, Serra também ganhou beijos na boca de uma eleitora durante uma caminhada pela rua José Paulino, no Bom Retiro, famosa pelas lojas de vestuário. A foto mostra a expressão surpresa do então candidato diante da euforia da vendedora Talita Coelho, 23.

Na época, ela disse ao jornal Folha de S. Paulo que não se arrependeu do que fez e que desejava que a fama momentânea a ajudasse a encontrar um namorado.

A vendedora —que ficou conhecida como a "beijoqueira do Bom Retiro"— disse também que gostaria de se casar com Serra: "Eu me casaria com ele. Acho que ele é encantador, um homem bonito e maduro".

No mesmo ano, o candidato perdeu o sapato direito ao tentar fazer um gol de pênalti durante uma visita a Ermelino Matarazzo, na zona leste da cidade. "Eu pressenti que isso ia acontecer", disse ele, aos risos, na ocasião. Fernando Haddad (PT) foi eleito em 2012 para comandar a capital paulista.

Quibe para Garotinho. Ex-governador do Rio, Anthony Garotinho (União Brasil) fez uma paradinha em um bar em Ilhéus, na Bahia, para comer um quibe quando era candidato à Presidência pelo PSB, em 2002.

24.set.2002 - O então candidato à Presidência Anthony Garotinho come no bar Vesúvio, durante visita ao centro de Ilhéus, na Bahia Imagem: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

Serve hambúrguer? Vice de Haddad na chapa de 2018, a ex-deputada Manuela d´Ávila (PCdoB-RS) brincou com o fato de não ter foto comendo o famoso pastel na campanha, mas compensou com um registro devorando um "xis-burguer" naquela campanha.

Não é novidade. A foto de políticos comendo pastel não é algo novo na política. Candidato ao governo de São Paulo há vinte anos, Paulo Maluf não escapou das lentes de um fotógrafo enquanto comia e falava ao celular durante uma visita ao Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), na zona oeste da capital.

8.set.2002 - Paulo Maluf, então candidato ao governo de São Paulo, come pastel durante visita ao Ceagesp Imagem: Matuiti Mayezo/Folhapress

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Temporada do pastel': candidatos viraram meme ao comer durante campanha - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Eleições 2022