Topo

TSE corta expediente e reforça segurança com PF para posse de Moraes

Caminhão da equipe antibomba da PF chega ao TSE, que reforçou a segrança para a posse de Moraes - Leonardo Martins/UOL
Caminhão da equipe antibomba da PF chega ao TSE, que reforçou a segrança para a posse de Moraes Imagem: Leonardo Martins/UOL

Do UOL, em Brasília

16/08/2022 17h28Atualizada em 16/08/2022 17h33

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) conta hoje com segurança reforçada para garantir a posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência da Corte. Com uma lista recheada de autoridades que confirmaram presença, o tribunal cortou expediente dos servidores para facilitar os trabalhos.

Embora não compartilhe detalhes sobre o esquema de segurança, parte do aparato é visto logo da entrada: barreiras foram instaladas entre estacionamento do TSE — uma área normalmente livre, onde servidores deixam seus carros - e a área externa do prédio, que está sendo monitorada por seguranças da Corte.

Durante a tarde, uma equipe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) conduziu uma varredura nas instalações do prédio. O procedimento é padrão e ocorre por um motivo: o presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou que irá à posse, marcada para às 19h.

A Polícia Federal também está atuando em parceria com o TSE. Nenhum dos dois órgãos informaram detalhes, mas caminhões antibomba estiveram no tribunal durante a tarde. Os trabalhos estão sendo tocados pela Coordenação de Proteção à Pessoa.

A PF fará ainda a segurança dos presidenciáveis que participarão da posse. Deste grupo estão o ex-presidente Lula (PT), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e a senadora Simone Tebet (MDB).

A imprensa deverá ficar em uma área no pilotis da sede do TSE, onde foi montada uma estrutura com cerca de 50 cadeiras e um telão. Parte dos jornalistas também poderá acompanhar a posse do plenário, localizado no subsolo do prédio.

TSE montou uma estrutura para a imprensa na área externa do tribunal - Paulo Roberto Netto - Paulo Roberto Netto
TSE montou uma estrutura para a imprensa na área externa do tribunal
Imagem: Paulo Roberto Netto

O acesso à área interna do tribunal ainda não estava liberada na hora da publicação deste texto. É no subsolo do tribunal que será realizada a posse e, em seguida, uma cerimônia para autoridades cumprimentarem Moraes e Ricardo Lewandowski, que tomará posse como vice-presidente.

O reforço na segurança não é novidade no TSE, que nos últimos meses tem intensificado o controle de entrada e saída de visitantes na Corte. Sob constante ataque do presidente, o trabalho tem sido feito com objetivo de minimizar riscos de ataques ao tribunal, aos ministros e aos servidores da Corte.

Comes e bebes para 2 mil pessoas

Cerca de 2.000 convites foram expedidos para a cerimônia de posse de Alexandre de Moraes na presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), agendada para as 19h desta quarta-feira (16). Depois da cerimônia, será servido no tribunal um coquetel com comes e bebes para os presentes.

Conformo apurou a colunista do UOL Carolina Brígido, a festa será bancada por associações de magistrados, como costumava acontecer antes da pandemia da covid-19. Procurada por meio da assessoria de imprensa, a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) nega que tenha pago pela comemoração.

Desde 2020, quando o coronavírus se alastrou pelo país, as posses do Judiciário passaram a ser realizadas por videoconferência. Quando eram presenciais, poucas pessoas eram convidadas. Nesse sentido, a chegada de Moraes na presidência do TSE será um marco para simbolizar o declínio da pandemia no Judiciário e a retomada das comemorações nas Cortes.