Topo

Tales: Bolsonaro acha que caiu em armadilha e está mais irritado com Moraes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/08/2022 15h24

O colunista do UOL Tales Faria falou hoje sobre a cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na noite de ontem (16). Tales afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) sentiu como se tivesse caído em uma armadilha preparada por Moraes.

"Bolsonaro saiu irritadíssimo e está achando que caiu em uma armadilha. Ele vai ter que ser polido com Alexandre de Moraes, porque o Alexandre vai comandar a eleição, mas ele está mais irritado ainda com Alexandre de Moraes e acha que caiu em uma armadilha", disse durante participação no UOL News.

A explicação para a irritação de Bolsonaro, segundo Tales, deve-se ao fato de Moraes ter convidado pessoalmente o presidente e depois, durante a solenidade, ter feito um discurso combativo contra fake news e a favor da democracia.

"Alexandre de Moraes foi ao Palácio convidar ele e fez todos os gestos, e quando chegou na solenidade o Alexandre descascou. Falou da defesa da democracia e que vai ser extremamente rígido contra as fake news. Fake news que o Alexandre como ministro do Supremo é quem investiga, e um dos principais suspeitos de comandar o gabinete do ódio é o filho do Bolsonaro, que estava lá e Bolsonaro levou como um enfrentamento e para mostrar apoio ao filho", completou.

O colunista do UOL também destacou que a bajulação feita ao candidato do PT Luiz Inácio Lula da Silva também incomodou o atual presidente, sobretudo por ambos terem ficado frente a frente durante a solenidade.

"Estava visivelmente incomodado e ficou de frente para o Lula, ele não esperava e ficou mais irritado ainda. Tem uma foto que demonstra muito a situação que é na despedida quando estava todo mundo adulando o Lula. É a foto da expectativa de poder. A solenidade tem o festejadíssimo Moraes e todo mundo em volta do Lula e não do Bolsonaro, que é o presidente e candidato à reeleição. É a foto da expectativa de poder e mostra que as pessoas hoje estão apostando mais na eleição do Lula do que do Bolsonaro", finalizou.

Atualização às 16h27

O ministro da Comunicação, Fabio Faria, telefonou para a coluna às 16h06 para comentar o texto publicado. Segundo ele, o presidente da República não ficou irritado com o discurso de Alexandre de Moraes.

Faria disse que Bolsonaro e o novo presidente do TSE estão estabelecendo um "excelente relacionamento". "Nem mesmo surpreso o presidente Bolsonaro ficou com os termos do discurso. Ele foi informado previamente do teor do discurso. Não houve qualquer ruído", disse Faria.

Veja mais análises e notícias do dia no UOL News: