Topo

Toledo: Em SP, Tarcísio sai na frente em vaga pelo 2º turno com Haddad

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/08/2022 21h33Atualizada em 18/08/2022 21h33

Pesquisa Datafolha manteve Fernando Haddad (PT) em primeiro lugar, com 38%, e aponta vantagem de Tarcísio de Freitas (Republicanos) sobre Rodrigo Garcia (PSDB), com 16% e 11% dos votos respectivamente. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.

Para José Roberto de Toledo, Tarcísio leva vantagem sobre Rodrigo. "O grau de conhecimentos dos dois é equivalente, só que o Tarcísio se beneficia de um eleitorado mais aguerrido, mais militante e que está mais empenhado em fazê-lo ganhar que é esse eleitorado bolsonarista", afirmou.

Carla Araújo diz que Tarcísio buscará nacionalizar a disputa. "Ele vai colar sua imagem na do Bolsonaro porque é só assim que ele vai conseguir chegar ao segundo turno", afirma.

Para Bombig, essa pode ser a eleição "mais difícil da história do PSDB desde 1998", quando Mário Covas enfrentou Paulo Maluf.

RJ: Freixo e Castro no 2º turno, mas é estado mais imprevisível

O governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) lideram as intenções de voto no Rio de Janeiro, segundo o Datafolha, com, respectivamente, 26% a 23%.

Segundo o colunista José Roberto de Toledo, "tudo indica que haverá segundo turno porque a distribuição de votos entre os outros candidatos é significativa". Para Carla Araújo, "vai ser uma disputa bastante equilibrada, até na rejeição".

Contudo, Toledo cita 2018, com o desconhecido Wilson Witzel sendo eleito, e diz que "a eleição no Rio é igual cabeça de juiz e roupa de criança, não dá para saber o que vai sair dali".

MG: Cenário difícil para Kalil, vai depender de Lula

O governador Romeu Zema (Novo) lidera a disputa em Minas Gerais, com 47% das intenções de voto na pesquisa Datafolha. O ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) ocupa o segundo lugar, com 23%, sendo seguido por Carlos Viana (PL), 5%, Vanessa Portugal (PSTU), 2%, e Renata Regina (PCB), também 2%.

Para José Roberto Toledo, Kalil "vai ter que fazer milagre" durante a campanha na TV, que começa em 26 de agosto, para reverter esse quadro. "Até porque a capital, que é onde Kalil foi prefeito, tem o menor peso" nessa equação.

Alberto Bombig explica que a esperança do ex-prefeito é apostar na imagem de Lula para convencer novos eleitores, aumentar sua capilaridade no interior do estado e virar o jogo. "A sorte do Kalil está nas mãos do Lula e na entrada em massa do PT na campanha dele", afirma.

O Análise de Pesquisas vai ao ar sempre após a divulgação de pesquisas Ipec ou Datafolha para presidência da República.

Quando: toda semana após divulgação de pesquisa Ipec ou Datafolha.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa: