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Cariani diz que perdeu 25 mil seguidores após anunciar live com Bolsonaro

O fisiculturista Renato Cariani diz ter perdido seguidores após anunciar podcast com Bolsonaro - Facebook e Presidência da República
O fisiculturista Renato Cariani diz ter perdido seguidores após anunciar podcast com Bolsonaro Imagem: Facebook e Presidência da República

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

24/08/2022 16h46

O empresário e influenciador digital Renato Cariani afirmou hoje que perdeu cerca de 25 mil seguidores nas redes sociais depois de anunciar que deve receber o presidente Jair Bolsonaro (PL) no podcast Ironberg, voltado a atletas de fisiculturismo. Segundo ele, a ideia não é oferecer uma plataforma eleitoral para o mandatário. "Vou levar para o atual presidente tudo aquilo que vemos que poderia melhorar no atual cenário esportivo. Não quero falar sobre economia, finanças, eleição... Não é a minha área."

Ao UOL, Cariani afirmou que também deseja entrevistar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na avaliação do influenciador, a polarização política foi o que provocou a perda de seguidores. "As eleições viraram algo como torcida de time de futebol. Se William Bonner entrevista o candidato, está tudo bem. Mas nós, como especialistas da área da saúde e da nutrição, não podemos ter a oportunidade de conversar com o presidente da República? Queremos questioná-lo se ele realmente reconhece o valor da academia", afirmou.

O programa, que deve ser transmitido ao vivo na sexta-feira (26), às 16h, terá participação do médico Paulo Muzy, cujo número de seguidores dobrou em julho, quando internautas descobriram que ele segue Bolsonaro e outros nomes da direita brasileira, como Carla Zambelli, nas redes sociais.

"Eu não sigo a esquerda por duas razões: nada que eles façam hoje muda minha vida porque estão fora do poder; e a segunda razão é porque, como a perda do poder causa síndrome de abstinência, seguir essa turma é ser exposto a um ódio diário que eu não tenho fígado para aguentar", afirmou o médico à época.

Ida a podcasts é medida eleitoral

A participação no podcast de Cariani é uma medida da campanha de Bolsonaro, que busca ampliar o escopo eleitoral do mandatário. O convite ocorreu depois de, na última quinta-feira (18), o presidente anunciar que reduziu o imposto sobre o whey protein e da creatina, produtos usados por atletas e entusiastas de academia.

"O governo federal zerou imposto de importação de suplementos alimentares, como whey protein, creatina, BCAA e multivitamínicos, e diversos itens de nutrição esportiva, além de reduzir de 11,2% para 4% os impostos para diversos outros itens, como proteínas lácteas e Albumina", escreveu Bolsonaro em seu perfil no Twitter.

Em resposta à reação negativa ao anúncio, considerado segmentado e pouco abrangente uma vez que não contempla a maior parte da população, Bolsonaro afirmou que também determinou a redução de imposto sobre alimentos. "Os impostos sobre itens da cesta básica têm sido reduzidos e zerados continuamente desde 2020 para combater os efeitos do 'fica em casa que a economia vê depois' e da guerra", disse, com críticas à medidas de contenção do coronavírus.

De olho na geração Z

Em entrevista ao Flow Podcast no início deste mês, Bolsonaro fez acenos ao eleitorado da chamada geração Z (pessoas que tem de 16 a 26 anos em 2022), e saudou gamers, lembrando que reduziu o imposto de importação para consoles, acessórios e jogos. Pesquisa Genial/Quaest mostra que, entre o público jovem, a intenção de votos no mandatário foi de 25% em julho para 31% em agosto.

A intenção de votos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesse grupo caiu de 53% para 44% no mesmo período. Para tentar reverter a queda, o petista se reuniu na quarta-feira (17) com uma comissão de profissionais ligados ao setor de jogos digitais no Brasil, que apresentou ao candidato à Presidência da República um documento com propostas de governo para a área.

Em seu perfil no Twitter, Lula abordou o encontro e afirmou que recebeu sugestões para fortalecer o setor de jogos eletrônicos. "Videogame não é apenas entretenimento, é também cultura, emprego e desenvolvimento tecnológico", disse.