Filha de Beth Carvalho ameaça processar Faria por uso de canção em campanha
Após o ministro das Comunicações Fábio Faria publicar vídeo de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizando música da sambista Beth Carvalho, no começo dessa semana, a filha da cantora manifestou-se em seu perfil no Twitter, afirmando que irá processar Faria. O ministro aparenta ter removido a publicação de suas redes sociais.
"Estão usando a voz de Beth Carvalho em 'Vou Festejar' pra promover vídeos bolsonaristas. Por favor denunciem. Vou processar!", escreveu Luana Carvalho.
A música utilizada era "Vou Festejar", de Jorge Aragão - que tornou-se um clássico do samba na voz de Beth Carvalho, que morreu em 2019.
O vídeo original, postado no Instagram do ministro Fabio Faria, continha gravações de Bolsonaro no 7 de Setembro e a legenda "Somos gigantes!", ao lado de emoji de uma bandeira do Brasil. Segundo Carvalho, esse é um "uso indevido da história de minha mãe [...] por bolsonaristas a favor de tudo que ela era contra".
"Aqui a prova do uso indevido da história de minha mãe, sua voz, sua luta, por bolsonaristas a favor de tudo que ela era contra. Isso é de um desrespeito que não deixarei acontecer", também publicou ela no Twitter.
Em sua página na rede social, a filha da cantora também criticou diretamente o ministro e relembrou história política de Beth Carvalho, com diversas fotos da sambista ao lado do candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva.
O UOL entrou em contato com o Ministério das Comunicações para entender como se deu a remoção desse conteúdo das redes do ministro. Em caso de manifestação, a nota será atualizada.
Beth Carvalho era conhecida como militante de esquerda
Beth Carvalho tinha uma longa história como militante de esquerda, participando de um programa de TV comandado por Hugo Chávez na Venezuela, prestando "solidariedade à revolução bolivariana" e cantando samba intitulado "Lula Livre" no festival de mesmo nome em 2018.
O partido do ex-presidente Lula, PT (Partido dos Trabalhadores), emitiu nota de pesar quando a cantora morreu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.