Topo

Bombig: Bolsonaro se enrolou na Record e sugeriu conspiração no STF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/09/2022 22h50

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), participou hoje de sabatina realizada pela Record e voltou a atacar o STF (Supremo Tribunal Federal) e seus juízes. Durante o Análise de Pesquisas, o colunista do UOL Alberto Bombig se disse chocado com o comportamento do atual presidente. "Essa questão do Supremo eu fiquei bem chocado", disse ao comentar que Bolsonaro estaria jogando seu fiel eleitorado contra os ministros.

"Se enrolou completamente para responder a pergunta, que aliás, nem era uma pergunta incisiva. Não teve nenhuma pergunta 'mordedora' e mesmo assim ele se enrolou para responder quando o entrevistador perguntou se ele confia ou não no sistema", completou.

Bombig também afirmou que o atual presidente sugeriu uma conspiração de juízes do STF para favorecer Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após não ter respondido de forma incisiva se confia ou não no sistema eleitoral brasileiro.

"Arrematou dizendo essa questão de que os juízes, sugerindo uma conspiração dos juízes do STF para tirar o Lula da inelegibilidade e botar ele na eleição, e agora manipular a eleição de uma maneira que o Lula vença. Já ouvi essa história de taxista dizendo 'não precisa de eleição, o Lula já ganhou'", finalizou.

Debate da Globo é última chance de Bolsonaro levar eleição para o 2º turno, diz Toledo

"Talvez o debate seja a única e a última esperança do Bolsonaro para tentar mudar alguma coisa e evitar a derrota no 1º turno", disse José Roberto de Toledo durante o Análise de Pesquisas.

O colunista do UOL ainda destacou que a tendência é de uma audiência muito superior ao último debate, realizado no sábado (24), e que Lula terá que tomar cuidado com o candidato Padre Kelmon (PTB), chamado de linha auxiliar de Bolsonaro.

"O Lula tem uma escolha difícil, ele vai para um lugar que ele sabe que vai ser dois contra um, se não forem três".

Ciro Gomes errou do começo ao fim na campanha e vai pagar preço alto, diz Toledo

"Acho que o Ciro errou do começo ao fim nessa campanha e vai pagar um preço muito alto", disse José Roberto de Toledo sobre a estratégia adotada por Ciro Gomes (PDT) nas eleições presidenciais de 2022.

O colunista do UOL destacou que Ciro apresentou um crescimento no seu número de votos a cada eleição que disputou (1998, 2002 e 2018) e, por isso, entrou com "os dois pés" na campanha deste ano em busca de um novo crescimento. O erro, entretanto, foi uma falsa simetria entre Lula e Bolsonaro.

"Isso é graças única e exclusivamente aos erros que ele e o João Santana cometeram, erros estratégicos de tentar fazer uma equivalência que a enorme maioria dos eleitores não enxerga", finalizou.

O Análise de Pesquisas vai ao ar sempre após a divulgação de pesquisas Ipec ou Datafolha para Presidência da República.

Quando: toda semana após divulgação de pesquisa Ipec ou Datafolha.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa: