Topo

Chico Alves: Bolsonaro teme derrota e quer confusão no processo eleitoral

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/10/2022 20h02

Durante o UOL News de hoje o colunista do UOL Chico Alves comentou a fala do presidente Jair Bolsonaro (PL) que pediu aos eleitores para permanecerem nas seções eleitorais até o final das apurações das eleições no dia 30 de outubro. Bolsonaro fez o pedido durante um discurso em Pelotas (RS) e, para Chico Alves, a intenção do atual presidente é causar uma confusão.

"Ele [Bolsonaro] quer transformar o processo eleitoral brasileiro em uma confusão pelo jeito, temendo derrota. Se ele tivesse confiança na vitória, não estaria com essas bravatas e essa nova ideia esdrúxula de chamar as pessoas para ficarem nas sessões eleitorais. É lamentável que o presidente da República jogue tanto contra a democracia e continue impune", disse.

Chico também destacou que Bolsonaro sempre demonstrou intenção de confundir o processo eleitoral, inclusive com uma "auditoria" paralela feita pelas Forças Armadas no 1º turno. O colunista do UOL pontuou que as urnas eletrônicas são confiáveis e não foram encontrados indícios de irregularidades. "O TCU já divulgou que foi tudo bem, e o próprio TSE disse que foi tudo bem".

Além de toda a confusão com a permanência de eleitores nas zonas eleitorais até o fim da apuração dos votos, Chico afirmou que isso causaria uma intimidação nas pessoas e que Bolsonaro teme a confirmação dos resultados das pesquisas, que indicam vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"É a tentativa de fraude mais anunciada da história da humanidade. O presidente Bolsonaro anuncia há pelo menos dois anos que vai tentar uma fraude eleitoral e uma argumentação a lá Donald Trump se ele for derrotado".

Renan Calheiros sobre ação contra governador de Alagoas: 'Trama esperada; Lira quer Gestapo própria'

"Arthur Lira havia anunciado que essa operação aconteceria a qualquer momento. Eles pegaram uma investigação estadual e levaram para Brasília através de um pedido da Polícia Federal. (...) setores da Polícia Federal foram aparelhados pelo Bolsonaro, pelo Arthur Lira e acham que podemos ter aqui no Brasil uma Gestapo [polícia secreta na Alemanha nazista]", disse o senador Renan Calheiros (MDB) sobre afastamento do governador Paulo Dantas (MDB).

"Essa trama já era esperada, porque ela foi anunciada, inclusive, pelo presidente da Câmara dos Deputados em várias oportunidades, inclusive através de postagem em suas redes sociais", completou.

Bolsonaro e seus aliados levantaram assunto de ameaças ao STF, não a imprensa, diz Chico Alves

"Presidente Bolsonaro diz que a imprensa descontextualizou a fala dele e a culpa é da imprensa. Não, não foi a imprensa que levantou esse assunto. Somente um lado tratou desse assunto, que em resumo é fazer o STF subjugado ao poder Executivo, o que redunda numa ditadura", disse Chico Alves sobre a intenção de Bolsonaro de aumentar o número de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

"Esse assunto não apareceu do nada, foram integrantes do governo e governistas que levantaram essa ideia esdrúxula de aumentar o número de ministros do STF para que o governo consiga uma maioria artificial e assim domine as decisões na corte suprema do país", completou.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa: