Topo

'Algum estresse, mas dentro da normalidade', diz Gilmar sobre 2º turno

Ministro do STF Gilmar Mendes votou pela manhã de em um colégio em Diamantino (MT) - Felipe Sampaio/STF
Ministro do STF Gilmar Mendes votou pela manhã de em um colégio em Diamantino (MT) Imagem: Felipe Sampaio/STF

Do UOL, em Brasília

30/10/2022 11h30

O ministro Gilmar Mendes, decano do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou que o segundo turno das eleições teve "algum estresse" do ponto de vista retórico, mas que tudo correu "dentro da normalidade". O magistrado votou pela manhã em um colégio em Diamantino (MT), sua cidade natal a 180 quilômetros de Cuiabá.

"Tivemos algum estresse do ponto de vista retórico. É normal, é uma disputa muito acirrada, mas correu dentro da normalidade", disse Gilmar. "Os méritos são da Justiça Eleitoral, que antecipou eventuais abusos e exageros que pudessem ocorrer e tomou as medidas adequadas".

O ministro disse ainda que o povo está indo às urnas de "maneira livre e pacífica". O ministro levou cerca de três minutos para votar e falou com jornalistas na saída do colégio Placido de Castro, elogiando a gestão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

"A Justiça Eleitoral fez uma boa gestão, uma boa administração desse processo. Antecipou eventuais excessos que pudessem ocorrer", disse. "Certamente, às 17h a votação vai se encerrar de maneira pacífica, espero, em todo o Brasil. E às 19h, 20h, já teremos o resultado".

Acompanhe no Placar UOL a apuração completa dos votos em tempo real a partir das 17h. Além da disputa presidencial — que vale para todo o país —, também serão mostrados os resultados dos 12 estados em que os eleitores também votarão para governador neste 2º turno.