Datena se confunde com as regras e tem problema para gerir tempo no debate
O candidato à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) teve dificuldade em administrar seu tempo nas vezes em que falou durante o debate Estadão/Terra/Faap nesta quarta-feira (14).
O que aconteceu
Mais de uma vez, apresentador ficou com apenas segundos para fazer a réplica. De acordo com as regras, os candidatos deveriam responder uma pergunta e, depois, ficavam livres para questionar o adversário, em tempo máximo de três minutos.
Contra Marina Helena (Novo), por exemplo, Datena conseguiu falar apenas uma vez, enquanto ela falou três vezes. Ele usou quase todo o tempo na primeira resposta, e deixou apenas cinco segundos para sua manifestação seguinte. A candidata do Novo, que participou hoje de seu primeiro debate, já que não foi convidada para o da Band, na semana passada, conseguiu fazer réplica e tréplica.
Logo na primeira pergunta do debate, apresentador mal olhou para seu adversário, Guilherme Boulos (PSOL), enquanto este fazia sua pergunta sobre educação. Quando chegou seu momento de responder, Datena decidiu perguntar e viu o tempo se esgotar.
"Datena, educação começa com disciplina, até para usar o tempo no debate", respondeu Boulos, que teve dois minutos para falar sem interrupção.
Apresentador se confundiu com as regras do debate. "Eu pergunto primeiro?", questionou à moderadora, a jornalista do Estadão Roseann Kennedy. "As regras mudaram um pouquinho do que tinham me explicado".
Debate foi organizado para favorecer perguntas diretas entre os candidatos, mas o formato causou confusão. Membros de diversas campanhas reclamaram da organização, alegando que as regras mudaram de última hora, o que Roseann Kennedy negou: "Não mudaram [as regras], só para deixar claro. Esse modelo de debate é muito diferente do modelo tradicional", disse. Outros candidatos também se confundiram com o formato, mas Datena foi o que teve mais dificuldade.
Candidato tucano foi o único dos seis candidatos que não falou com a imprensa ao fim do evento. Ricardo Nunes (MDB), Boulos, Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena responderam perguntas dos jornalistas do lado de fora do teatro.
Questionada pelo UOL, a campanha de Datena não quis se manifestar.
Datena admitiu mau desempenho em debate na Band
No dia seguinte ao primeiro evento, apresentador enviou uma mensagem em um grupo de WhatsApp da executiva do PSDB, pedindo desculpas pela performance. Em autocrítica, ele avaliou que foi "muito abaixo da expectativa".
Apresentador disse que subestimou o debate. "Achei que, por ser um bom apresentador, ia dar um show. Talvez eu não aprenda as regras", disse ele em entrevista ao Roda Viva nesta segunda (12).
Datena aparece empatado na liderança com Nunes e Boulos em pesquisas da Quaest. Na mais recente, divulgada no fim de julho, Nunes tinha 20% das intenções de voto; Datena, 19% e Boulos, 19%. Como a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, os três estavam tecnicamente empatados.
Deixe seu comentário