Lula domina campanha de Boulos na TV, e Bolsonaro tem 4 segundos com Nunes
Enquanto o presidente Lula (PT) apareceu em quase todo o tempo da propaganda eleitoral gratuita de Guilherme Boulos (PSOL) na TV, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve quatro segundos no programa de Ricardo Nunes (MDB).
O que aconteceu
O primeiro programa eleitoral de Boulos mostrou o candidato à Prefeitura de São Paulo recebendo Lula e a primeira-dama Janja em sua casa, no Campo Limpo. Dos dois minutos e 20 segundos da propaganda, o presidente aparece falando em metade do tempo. Já o psolista conversa por 37 segundos.
"Meu candidato a prefeito", diz o presidente em um dos trechos do vídeo. Boulos quer atrair os eleitores de Lula na cidade — segundo Datafolha, 44% dos eleitores do petista votariam no candidato do PSOL. A expectativa da campanha é atrair mais eleitores quando a associação de Boulos ao presidente aumentar.
Lula também aparece no início de inserções para candidatos a vereadores. A corrida eleitoral na capital tem sido priorizada pelo presidente — é a primeira vez que o PT não lança cabeça de chapa na cidade desde a redemocratização. O pleito também se torna uma espécie de termômetro para as eleições de 2026.
A imagem de Bolsonaro aparece timidamente no programa de seis minutos e 30 segundos de Nunes. As duas aparições do ex-presidente são no palanque da oficialização da candidatura do candidato à reeleição, no dia 3 de agosto. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também aparece nas cenas.
O candidato à reeleição deve gravar novas imagens com o ex-presidente, mas não há previsão de datas. A ideia é gravar no Campo de Marte, onde eles assinaram o acordo, em 2022, no qual a prefeitura e o governo federal puseram fim a uma disputa judicial de décadas pelo espaço. Pelo acordo, a União perdoou uma dívida de R$ 25 bilhões do município. As negociações aproximaram prefeito e ex-presidente.
O emedebista tem o apoio oficial de Bolsonaro, mas tem disputado os votos dos eleitores bolsonaristas com Pablo Marçal (PRTB). Reportagem do UOL mostrou que até lideranças que apoiam o ex-presidente estão descontentes com o prefeito e dizem que ele não representa o bolsonarismo na cidade.
Tabata na periferia, Datena apresentador
Os 30 de segundos na TV da candidata Tabata Amaral (PSB) foram usados para acenar ao eleitorado da periferia. Ela falou rapidamente dos pais, de sua trajetória no extremo sul da cidade.
Já o apresentador José Luiz Datena (PSDB) adotou o discurso usado no programa que ele comandou por mais de 20 anos. O tucano prometeu aumentar o horário de atendimento nas unidades básicas de saúde. Ele tem 35 segundos de propaganda eleitoral na TV.
Pablo Marçal não terá tempo no horário eleitoral. Conforme regra eleitoral que estabelece o direito a propaganda gratuita, o ex-coach não aparecerá no horário eleitoral porque o PRTB não elegeu nenhum deputado ou senador. Boulos (23%) e Nunes (19%) estão empatados tecnicamente com Marçal (21%), segundo Datafolha.