Morre Ana Paula Rossi, vereadora e candidata em Osasco que tratava câncer

A presidente do PL em Osasco (SP), Ana Paula Rossi, morreu aos 55 anos na noite deste domingo (8) após um mês internada com câncer. Ela era vereadora e candidata bolsonarista à reeleição.

O que aconteceu

Ana Paula foi internada em 8 de agosto após o diagnóstico de um câncer tipo linfoma não Hodgkin. O linfoma é um câncer do sangue, assim como a leucemia, mas enquanto a leucemia tem origem na medula óssea, o linfoma surge no sistema linfático, que é parte tanto do sistema circulatório, quanto do sistema imune.

Ela estava internada no Hospital do Rim. Por ter feito um transplante renal em 2017, a vereadora precisava de cuidados especiais e por isso foi levada para a unidade, que fica na zona sul de São Paulo.

O velório será nesta segunda-feira (9), entre 8h e 16h, no Teatro Municipal de Osasco. O enterro será às 17h no Cemitério do Bela Vista.

Pais assumiram a campanha da filha

Ana Paula é filha do ex-prefeito de Osasco Francisco Rossi e da atual vice-prefeita, Ana Maria Rossi
Ana Paula é filha do ex-prefeito de Osasco Francisco Rossi e da atual vice-prefeita, Ana Maria Rossi Imagem: Divulgação

Ana Paula é a primeira dos três filhos do ex-prefeito de Osasco Francisco Rossi (PL). Ela também é filha da atual vice-prefeita de Osasco, Ana Maria Rossi (PL).

Apesar do câncer em estado avançado, o PL e os pais de Ana Paula mantiveram sua candidatura. Francisco e Ana Maria assumiram a campanha e panfletavam pelas ruas da cidade. O UOL pediu entrevista ao casal há duas semanas para questionar a manutenção da candidatura, mas nem o pai nem a mãe dela quiseram se manifestar.

A expectativa era de que ela fosse puxadora de votos. Como em 2020 foi a candidata mulher mais votada, o PL esperava que seu nome elegesse mais vereadores do partido na Câmara Municipal. Membros da campanha diziam que a manutenção de sua candidatura a deixava motivada.

Continua após a publicidade

"A vereadora da Michelle Bolsonaro"

Material de campanha de Ana Paula dizia que ela era a "candidata da Michelle Bolsonaro"
Material de campanha de Ana Paula dizia que ela era a "candidata da Michelle Bolsonaro" Imagem: Reprodução

Ela era a candidata do bolsonarismo na cidade. Seu material de campanha a colocava lado a lado com a foto do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle e tinha o slogan "a vereadora da Michelle Bolsonaro", que chegou a visitar Ana Paula no hospital.

Ela era a favorita do clã para disputar a prefeitura da cidade. Mas perdeu a queda de braço porque o Podemos, do atual prefeito, Rogério Lins, não abriu mão de lançar o correligionário Gerson Pessoa para manter o comando da cidade com o segundo maior PIB do estado.

Mesmo internada, sua campanha continuava nas ruas. Faixas e bandeirões foram espalhados pela cidade.

Carta escrita por Michelle Bolsonaro durante internação de Ana Paula Rossi
Carta escrita por Michelle Bolsonaro durante internação de Ana Paula Rossi Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

O Hospital do Rim foi proibido de divulgar boletins médicos. Apenas a assessoria da candidata informava a imprensa sobre o assunto. Ela chegou a ficar 15 dias internada na UTI e já havia passado por dois ciclos de quimioterapia. Na última sexta-feira (6), a informação era de que ela estava "respondendo bem ao tratamento".

Casada e mãe de três filhos

Ana Paula Rossi morreu na noite de domingo (8) após um mês internada com câncer
Ana Paula Rossi morreu na noite de domingo (8) após um mês internada com câncer Imagem: Divulgação

Ana Paula estava no terceiro mandato como vereadora. Venceu sua primeira disputa em 2008, sendo a terceira mais votada. Em 2012, foi candidata a vice-prefeita, ao lado do ex-prefeito Celso Giglio e, em 2016, foi reeleita vereadora, a segunda mais votada da cidade. Em 2020 foi reeleita como a mulher mais votada.

Antes disso, ela ocupou cargos púbicos. Ana Paula foi secretária municipal de Assistência e Promoção Social em 2003, 2005 e 2006, e Secretária Municipal de Educação em 2017.

Ana Paula era casada e mãe de três filhos.

Continua após a publicidade

Neste momento de muita tristeza e pesar, a família Rossi agradece pelas mensagens de carinho e pelas orações recebidas durante o período de tratamento de Ana Paula Rossi.
Comunicado oficial

Aliado de Ana Paula, o prefeito de Osasco decretou três dias de luto na cidade. "Gostaria de sugerir a todos os candidatos a prefeito e vereador em nossa cidade para também suspender pelos próximos três dias as atividades políticas", afirmou Rogério Lins em vídeo divulgado nas redes sociais.

Deixe seu comentário

Só para assinantes