Boulos diz que não vai reduzir velocidade de carros porque SP não aceita

O deputado Guilherme Boulos (PSOL), candidato à Prefeitura de São Paulo, afirmou hoje (9) em sabatina UOL/Folha que não vai reduzir a velocidade de carros nas vias da cidade porque isso "não foi aceito" pela população.

O que aconteceu

Boulos afirmou que redução de velocidade, embora "apoiada em dados", "não foi aceita" pela população. Estudos mostram que a medida, implementada em cidades de vários países, ajuda a diminuir o número de mortes no trânsito. Por outro lado, especialmente no caso da velocidade nas marginais, foi alvo de críticas de quem usa carro.

O candidato do PSOL negou que lhe falte "coragem" para reduzir a velocidade. Para Boulos, o prefeito precisa levar em consideração "o pensamento e o sentimento dos cidadãos" da cidade.

Em 2010, o então prefeito Gilberto Kassab (PSD) iniciou a redução da velocidade em diversas vias da cidade. Entre elas, 23 de maio, Rubem Berta, Avenida Paulista, Washington Luís. "A redução dos limites era uma tendência mundial. Nova York, Londres, Barcelona, todas adotaram essa política ao longo da década anterior e já apresentavam expressivas reduções no número de vítimas de acidentes. Foi uma bandeira apontada pelas Nações Unidas em 2011. Aí nos identificamos com essa bandeira", disse Kassab em entrevista à Folha de S.Paulo.

Em 2015, o prefeito Fernando Haddad (PT) retomou a redução da velocidade e incluiu as marginais Pinheiros e Tietê no pacote. O limite caiu de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas, de 70 km/h para 60 km/h nas centrais; e de 60 km/h para 50 km/h nas pistas locais. Dados colhidos à época pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) apontaram para a redução no número de mortes inclusive nas marginais.

Após a medida, mortes nas marginais caíram 47% em um ano, mas Haddad sofreu forte resistência. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) chegou a ingressar com uma ação contra Haddad. "Eu acho que o Fernando Haddad buscou adotar esse programa num plano de redução da violência no trânsito na cidade de São Paulo", disse Boulos na sabatina.

Nas eleições de 2016, João Doria (PSDB) venceu Haddad usando o slogan "Acelera SP" e prometendo reverter a redução da velocidade. A medida foi tomada no primeiro mês de mandato, em 2017, e segue em vigor até hoje.

Isso [redução da velocidade para carros] não foi aceito pela cidade. Houve uma rejeição da maior parte da cidade, embora a visão do Fernando Haddad tivesse uma consistência, apoiada em dados.

O prefeito não pode ignorar o pensamento e o sentimento dos cidadãos pelos quais ele foi eleito para poder governar. Você tem que ter um equilíbrio aí. E é esse equilíbrio que eu vou buscar. Exatamente por isso, eu não mexerei no tema das velocidades.

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Como não foi aceito pela cidade, nós não retomaremos o debate de redução da velocidade na cidade de São Paulo. Guilherme Boulos (PSOL), candidato à Prefeitura de São Paulo

Sabatinas UOL/Folha

O UOL e o jornal Folha de S.Paulo promovem sabatinas com todos os candidatos à Prefeitura de São Paulo para discutir temas que preocupam os eleitores da cidade.

O UOL e a Folha estão recebendo os principais candidatos à prefeitura de 18 cidades do país. Já aconteceram as sabatinas de:

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Acontecerão ainda as sabatinas de Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto e São José dos Campos.

* Participam desta cobertura: Ana Paula Bimbati, Caíque Alencar e Wanderley Preite Sobrinho, do UOL, em São Paulo, e Letícia Polydoro, em colaboração para o UOL.

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